Transmitido em 08/01/2023 às 23h11

Terroristas golpistas invadem o Congresso em Brasília; acompanhe em tempo real

Bolsonaristas insatisfeitos com a derrota nas eleições de novembro furaram bloqueio policial em protesto contra a democracia

Manifestantes radicais insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais furaram bloqueio policial para invadir o Congresso Nacional em Brasília (DF), na tarde deste domingo, 8. Os golpistas deixaram acampamento em que pediam intervenção militar depois da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo informações de jornalistas locados em Brasília, grupos de golpistas invadiram o Salão Verde do Congresso Nacional, enquanto outros se dirigiam à Esplanada dos Ministérios e outros para o Palácio do Planalto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cena replica o modelo que radicais de extrema direita utilizaram em Washington, nos Estados Unidos, quando defensores do ex-presidente republicano Donald Trump defendiam um golpe de estado para manter o político derrotado no poder. Houve invasão ao Capitólio e mortes.

Veja imagens do vandalismo causado por golpistas em Brasília:

Invasão ao Congresso Nacional por golpistas


35 publicações

Múcio determinou às Forças Armadas desmobilização dos acampamentos bolsonaristas em todo o Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio, informou que ordenou a desmobilização imediata dos acampamentos bolsonaristas em frente aos quarteis do Exército, Marinha e Aeronáutica de todos os estados brasileiros. A informação é da Globo News.

José Múcio Monteiro
José Múcio Monteiro (Foto: Mauri Melo, em 21/6/2016)

Jair Bolsonaro: "Depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje fogem à regra"

Em postagem nas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que "depredações e invasões de prédios públicos" fogem à regra das manifestações democráticas. Ele aproveitou para criar um falso paralelo entre a ação golpista deste domingo, 8, protagonizada por apoiadores dele, com as manifestações de 2013 e 2017.

"No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil", finalizou Bolsonaro, que deixou o País um dia antes de encerrar oficialmente o mandato.

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL)
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Governadores irão para Brasília para uma reunião com Lula

De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), os governadores brasileiros irão para Brasília nesta segunda-feira, 9, para uma reunião com o presidente Lula e os demais presidentes das instituições públicas brasileiras.

O intuito é discutir o cenário dos atos terroristas e decidir as "medidas necessárias" contra os atos golpistas.

Ministros do STF classificam de “terroristas” os atos antidemocráticos
Ministros do STF classificam de “terroristas” os atos antidemocráticos (Foto: Bruna Saniele Freitas Ramos)

Punição a terroristas pode passar de 20 anos de prisão, diz ministro Flávio Dino

A punição dos terroristas de Brasília pode passar de 20 anos, segundo cálculos do ministro Flávio Dino. Seriam 13 anos pelo crime de golpe de estado, além dos crimes de invasão e de depredação.

Ministro Flávio Dino: 40 ônibus foram apreendidos e número de presos chega a 200

O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino informou que subiu para 200 o número de bolsonaristas presos em flagrante pelos ator terroristas em Brasília neste domingo, 8. Além disso, 40 ônibus usados para o transporte dos terroristas foram apreendidos.

Dino também disse que os financiadores dos atos golpistas foram identificados e serão alvo de pedido de prisão preventiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Tasso Jereissati condena ataques em Brasília

O ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB) condenou os ataques terroristas a prédios públicos em Brasília, neste domingo, 8, por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O tucano também manifestou seu “inteiro apoio” a quaisquer medidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir a defesa da democracia.

Ex-governador Tasso Jereissati.
Ex-governador Tasso Jereissati. (Foto: AURÉLIO ALVES)

Pacheco convoca sessão extraordinária para Congresso votar intervenção no DF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou sessão extraordinária do Congresso Nacional "durante o prazo necessário" para votar a intervenção federal na segurança do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após grupos terroristas invadirem e depredarem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, 8.

Presidente dos EUA condena atos terroristas em Brasília e defende Lula

O presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden publicou uma nota nas redes sociais condenando os atos terroristas bolsonaristas deste domingo, 8. "As instituições democráticas brasileiras têm nosso total suporte e a vontade dos brasileiros não deve ser menosprezada. Almejo continuar a trabalhar ao lado do presidente Lula", escreveu.

O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante o almoço anual do Dia de São Patrício no Capitólio, em 17 de março de 2022, em Washington, DC.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante o almoço anual do Dia de São Patrício no Capitólio, em 17 de março de 2022, em Washington, DC. (Foto: Nicholas Kamm/AFP)

Número de terroristas presos em flagrante sobe para 170

Já foram presos em flagrante 170 bolsonaristas pelos atos terroristas em Brasília neste domingo, 8. Quatro ônibus da Polícia Militar (PM) levaram os detidos ao Instituto Médico Legal (IML) e para a Polícia Civil de Brasília.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Democrata estadunidense defende que EUA pare de oferecer refúgio a Jair Bolsonaro

A democrata Alexandria Ocasio-Cortez, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, publicou nas redes sociais que os Estados Unidos deveriam parar de oferecer refúgio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

"Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de @LulaOficial", publicou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

golpistas bolsonaristas terrorismo senado congresso

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar