Líderes sul-americanos repudiam atos terroristas em Brasília

Presidentes de Chile, Colômbia e Argentina manifestaram repúdio contra os atos terroristas e demonstraram apoio a Lula

Após terroristas golpistas invadirem prédios do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília na tarde deste domingo, 8 de janeiro, lideres sul-americanos lamentaram os atos terroristas.

O presidente da República do Chile, Gabriel Boric Font, escreveu no Twitter: "Ataque inaceitável aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia".

Gustavo Petro, presidente da Colômbia também lamentou a ação. "Toda minha solidariedade a Lula
e ao povo do Brasil. O fascismo decide atacar. As direitas não têm conseguido manter o pacto de não-violência. É hora urgente da reunião da OEA se ela quiser continuar vivendo como instituição e aplicar a carta democrática", declarou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, utilizou o Twitter para se manifestar. "Quero expressar meu repúdio ao que está acontecendo em Brasília. Meu apoio incondicional e do povo argentino a Lula
diante dessa tentativa de golpe que vocês estão enfrentando", escreveu.

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba, declarou: "Condenamos veementemente os atos violentos e antidemocráticos ocorridos no Brasil, com o objetivo de gerar caos e desrespeitar a vontade popular manifestada com a eleição do Presidente Lula. Expressamos todo nosso apoio e solidariedade a Lula e seu governo".

Evo Morales Ayma, ex-presidente da Bolívia, também comentou a situação. "Conclamamos a comunidade internacional, organismos multilaterais e governos democráticos a formar um bloco único em defesa da democracia no Brasil. O golpe não vai passar. A democracia prevalecerá. Todo nosso apoio ao irmão Lula e seu povo", escreveu.

Leia mais | Terroristas golpistas invadem o Congresso em Brasília; acompanhe em tempo real

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

manifestantes golpistas bolsonaristas brasilia atos golpistas brasileiro invasao congresso nacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar