Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Confira lista de ataques registrados no Ceará nos últimos dias

Entre os alvos estão caminhões, lojas, transportes coletivos e um veículo da companhia distribuidora de energia na Capital
16:36 | Set. 23, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Esta matéria está em atualização conforme aconteçam novos ataques

Atualizada em 26/09 às 11h43min

Desde a noite de sexta-feira, 20, uma sucessão de ataques criminosos é registrada em Fortaleza e na Região Metropolitana. Entre os alvos estão caminhões, lojas, transportes coletivos e um veículo da companhia distribuidora de energia na Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO reuniu e listou os ataques, em ordem cronológica. Confira.

> Áudio de matéria da rádio O POVO CBN - Ceará registra mais de 10 ataques criminosos em apenas quatro dias

Sexta-feira, 20, à noite: primeiro ataque em Quixeramobim

Na sexta-feira à noite surgiu o primeiro relato de ataque. De acordo com fonte ligada à Polícia da região, a primeira ação foi registrada em Quixeramobim, quando dois homens teriam furtado um caminhão. Um deles fugiu, enquanto que o outro foi capturado por unidade policial e levado a Quixadá. Durante a espera pelo reboque, o veículo foi alvo de dois homens que atearam fogo e empreenderam fuga na sequência. Equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu conter as chamas, mas nenhum suspeito foi localizado.

Sábado, 21 horas: caminhões incendiados na Cidade 2000 e na BR-116

Dois ataques foram registrados em diferentes áreas de Fortaleza na noite de sábado, 21. A primeira ocorrência foi no bairro Cidade 2000, onde um veículo particular foi incendiado na Avenida das Adenanteras. Por volta da meia-noite, três caminhões foram incendiados no quilômetro 14 da BR-116.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil estava investigando os ataques, buscando capturar os responsáveis pelas duas ocorrências.

Domingo: loja de veículos, caminhão e veículo particular são alvos

Fontes da segurança pública do Estado registraram ocorrências de tentativa de incêndio em loja de veículo na avenida Godofredo Maciel, no Mondubim, e tentativa de incêndio de veículo no bairro Caça e Pesca. Um caminhão carregado de papel higiênico pegou fogo em Maracanaú, mas há a possibilidade do incêndio ter sido ocasionado por pane elétrica.

No caso da loja, localizada no Mondubim, o vigilante do local conseguiu conter as chamas. No Caça e Pesca, o princípio de incêndio também foi controlado.

Na mesma noite, quatro pessoas foram detidas suspeitas de terem ateado fogo no Caça e Pesca. O grupo teria tentado escapar em um veículo clonado, mas colidiu o carro na fuga quando passava pelo bairro Vicente Pinzon. Três jovens foram presos e um adolescente foi apreendido. Com o grupo, além do veículo clonado, foi encontrado ainda um galão contendo gasolina. O mesmo grupo é investigado por suposta tentativa de incêndio a três caminhões na BR 116, em Messejana, na madrugada de sábado.

Interior

Já por volta das 2h30min de domingo, 22, indivíduos tentaram incendiar outro caminhão no bairro Carrascal II, em Quixadá. Suspeitos teriam arremessado garrafa contendo combustível na caçamba do veículo, que chegou a incendiar. Com ajuda de pessoas que passavam pelo local, o proprietário conseguiu apagar as chamas. Cerca de 15 minutos depois do registro, por volta das 2h45min, um posto de combustíveis localizado na avenida Estados Unidos, no Bairro São João, na CE-465, sofreu tentativa de incêndio. Três homens arremessaram garrafas pet com líquido inflamável na bomba de diesel. Houve princípio de incêndio, que foi controlado por frentista da empresa. Em ambos os casos, a Polícia Militar realizou diligências, mas não obteve êxito.

De acordo com a Enel Distribuição Ceará, um carro de uma de suas prestadora de serviço foi incendiado na noite desse domingo também em Quixadá. Outros dois veículos da empresa foram alvos de ações criminosas nesta segunda em Fortaleza. “A distribuidora acrescenta que o atendimento aos serviços emergenciais está sendo realizado normalmente e que repudia qualquer ato de violência”, comunicou.

Segunda-feira, 23, 12h40min: ônibus é incendiado no bairro Pedras

Um coletivo da linha 681 - Alameda das Palmeiras foi invadido por cinco homens mascarados por volta das 12h40min. Segundo informações de passageiros, os suspeitos teriam subido no veículo com colchões e galões de gasolina, ordenando que os presentes desembarcassem antes de incendiar o veículo.

“A gente vinha no ônibus quando na última parada cinco ‘criaturas’ armadas mandaram a gente descer. Eles usavam máscaras. Invadiram o ônibus com colchões e gasolina. Foi uma correria, com gente desmaiando. Foi pânico mesmo”, contou uma passageira.

Segunda-feira, 23, à tarde: carro da Enel é incendiado no Conjunto Esperança

Um veículo da Enel Distribuição Ceará foi incendiado no início da tarde desta segunda-feira, 23, na rua Vicente Celestino, no Conjunto Esperança. Segundo a própria empresa, nenhuma pessoa se feriu. A companhia está apurando as motivações do caso.

Segunda-feira, 23, à tarde: ônibus incendiado no Aracapé

Um ônibus da linha Aracapé / Parangaba I foi alvo de incêndio no bairro Aracapé na tarde desta segunda-feira, 23. A informação foi confirmada ao O POVO por fonte ligada à Polícia Militar. Não há informações sobre feridos.

Segunda-feira, 23: Enel divulga balanço sobre o número de carros incendiados

Na tarde desta segunda-feira, 23, a Enel Distribuição Ceará informou ao O POVO que três veículos foram alvos de ataques no Ceará: dois em Fortaleza e um Quixadá. Conforme a Enel, nenhuma pessoa se feriu e a apuração sobre as motivações do caso está em andamento.

Um dos carros foi incendiado na rua Vicente Celestino, no Conjunto Esperança, ficando parcialmente destruído. Outro veículo foi incendiado no residencial Euclides da Cunha, no Conjunto Palmeiras. 

Segunda à tarde: ônibus é incendiado no Canindezinho

Por volta das 16h49min Corpo de Bombeiro e Polícia Militar ainda estavam na rua José Tavares, local do ataque
Por volta das 16h49min Corpo de Bombeiro e Polícia Militar ainda estavam na rua José Tavares, local do ataque (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

Cinco homens, portando armas de fogo e galões de combustível, renderam o motorista de um ônibus da linha 382 / Parque Jerusalém - Siqueira e atearam fogo no veículo. Eles obrigaram cerca de 10 passageiros a desembarcar do coletivo antes de incendiar o mesmo.

O POVO esteve no local por volta das 16h30min, onde presenciou o trabalho do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Muitos moradores se encontravam na via, acompanhando o trabalho dos Bombeiros.

Segunda à tarde: carro da Cagece incendiado no Parque Santa Rosa

Um veículo que prestava serviço para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi incendiado na tarde desta segunda-feira, 23, no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. A própria empresa confirmou a ocorrência.

Não houve feridos nem interrupção na operação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto na Capital, conforme a Cagece. 

Segunda à noite: dois ônibus incendiados na Caucaia

Dois veículo foram incendiados na noite desta segunda-feira, 23. Em vídeo enviado ao O POVO Online é possível ver as chamas tomando conta do veículo da empresa Vitória, que aparece estacionado em rua do bairro Iparana, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com fonte, o incêndio tomou proporções para uma casa vizinha, mas foi debelado graças ao Corpo de Bombeiros.

Segunda à noite: ataques nos bairros Mondubim e Jangurussu

No fim da tarde desta segunda-feira, 23, mais ataques foram registrados nos bairros Mondubim e Jangurussu, em Fortaleza. Um dos carros incendiados é de uma empresa de telefonia e o outro um micro-ônibus. Conforme o POVO Online apurou no local, o caso no Mondubim ocorreu na comunidade Renascer. O motorista do carro não estava no local e a Polícia Militar resguardava o lugar. O automóvel ficou destruído. No caso registrado no Jangurussu, o micro-ônibus ficou destruído. O motorista também não estava no local. Criminosos incendeiam topic em bairro de Fortaleza Uma topic da linha 57 foi incendiada na tarde desta segunda-feira, 23, na avenida L, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Pelo menos três criminosos participaram da ação. Eles se aproximaram de bicicleta, entraram e atearam fogo no veículo. Caminhões são incendiados em depósito de supermercado no Maracanaú

Dois caminhões foram incendiados em uma padaria ao lado de um depósito do supermercado Centerbox, na noite desta segunda-feira, 23. O ataque aconteceu no bairro Alto Alegre II, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em vídeo, é possível ver o momento em que os veículos são consumidos pelo fogo.

Noite de segunda-feira: mais três são presos por envolvimento nos ataques em Fortaleza

Três pessoas foram presas na noite da última segunda-feira, 23, por suspeita de envolvimento em ataques criminosos no Jangurussu, em Fortaleza. Foram presos Francisco Cleiton Nascimento de Sousa, 27, que já possuía antecedentes, Danilo Costa de Oliveira, 18, e Francisco Anderson Pereira Nascimento, 18. Os dois últimos são apontados como responsáveis por um incêndio contra um veículo da Enel, no Residencial José Euclides.

Segunda-feira, 23, ataque no Vila Velha

O Juizado Especial do bairro Vila Velha, em Fortaleza, sofreu atentado na noite de segunda-feira, 23. Criminosos jogaram um coquetel molotov, mas não houve incêndio.

Ônibus escolares são queimados no município de Jucás

Ônibus escolares foram incendiados no município de Jucás, no Ceará. Segundo fontes, ao todo foram dois ônibus, uma caçamba e um caminhão de lixo atingidos pelo fogo

Terceiro ataque em Caucaia

Um caminhão foi incendiado em Caucaia na madrugada desta terça-feira, 24, na ponte sobre o Rio Ceará. O local é um dos acessos ao município da Região Metropolitana à Fortaleza. O ataque aconteceu por volta de 1 hora e o caminhão foi rebocado ainda durante a madrugada. Ninguém ficou ferido. Foi o terceiro ataque na Cidade desde a última sexta-feira.

Terça-feira, 2h30min: motorista fica ferido após ataque a caminhão, no Cais do Porto; homem dormia no veículo

Um homem ficou ferido após ataque a um caminhão no Cais do Porto, em Fortaleza, por volta das 2h30min desta terça-feira, 24. O motorista, Kelvis Alves, dormia no interior do veículo quando criminosos tentaram atear fogo. O homem saiu do caminhão e controlou o fogo sozinho. Kelvis sofreu queimaduras no tórax, no braço esquerdo, no pescoço e nas mãos. O veículo não teve grandes danos.

Terça-feira, 3h30min: dois ônibus incendiados em Canindé

Dois ônibus foram incendiados em Canindé na madrugada desta terça-feira, 24. Os veículos estavam estacionados há alguns dias no pátio de um posto de gasolina no bairro Palestina quando criminosos incendiaram os veículos.

Manhã de terça: carros de luxo são incendiados no Papicu

Pelo menos 15 carros de luxo de modelo Captur e um carro popular de modelo Kwid foram incendiados em um ataque criminoso na manhã desta terça-feira, no bairro Papicu. Grande quantidade de fumaça foi dissipada e vista a metros de distância do local. Os veículos eram parte do estoque de carros novos da concessionária Renault Regence, na avenida Santos Dumont.

 

Noite de terça: Contêiner de ecoponto é incendiado no Vila Velha

Um contêiner de ecoponto foi incendiado no bairro Vila Velha, em Fortaleza, na noite desta terça-feira, 24. O POVO Online foi até o local e confirmou o ataque. Além do incêndio, também foi possível constatar janelas quebradas.

De acordo com moradores, o Corpo de Bombeiros debelou as chamas. Agora, policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPraio) fazem buscas no entorno em busca de suspeitos.

Noite de terça: Passageira fica ferida após ataque na Messejana

Uma mulher teve os pés queimados ao fugir de um ônibus em chamas nesta terça-feira, 24. O coletivo da linha 686 - Conjunto São Bernardo estava parado em um ponto próximo à cavalaria da Polícia Militar, no bairro Messejana, quando um grupo entrou e mandou os passageiros saírem, ateando fogo com o uso de combustível. A passageira estava nos último assentos e acabou pisando nas chamas ao sair.

A mulher precisou ser socorrida pelo SAMU e foi levada para o Frotinha da Messejana. O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas e a polícia foi acionada, mas ninguém foi preso.

Noite de terça: trio tenta interceptar ônibus e é surpreendido por policiais no interior do veículo

Três pessoas tentaram interceptar um ônibus no intuito de atacar o veículo, mas foram surpreendidos por policiais que estavam no interior do coletivo. O caso foi registrado na noite desta terça-feira, 24, no coletivo que fazia a linha Jóquei/Bonsucesso, no trecho da rua Aluízio Azevedo.

Ataque a ônibus e fórum, entre essa terça e a madrugada desta quarta, em Várzea Alegre

Um ônibus da rodoviária de Várzea Alegre foi incendiado por um grupo criminoso na madrugada desta quarta-feira, 25. O veículo estava estacionado próximo ao terminal rodoviário e foi totalmente consumido pelas chamas.

No início da noite de ontem, o Município também registrou um ataque ao Fórum de Justiça Dr. Wilson de Norões Milfont. Os criminosos jogaram um coquetel molotov em um ar-condicionado do local. As chamas foram rapidamente controladas e não causaram danos significativos.

Ainda entre terça e quarta, Pacatuba, Caucaia e Jucás registraram ataques

Criminosos realizaram ataques nessa noite de terça-feira e na madrugada desta quarta-feira nos municípios de Jucás, Várzea Alegre e Pacatuba e Caucaia, estes últimos na Região Metropolitana de Fortaleza. Em Jucás, no Centro-Sul do Ceará a 407 quilômetros de Fortaleza, a Polícia conseguiu deter 10 pessoas que teriam incendiado veículos e se preparavam para novos ataques. Em Pacatuba, um micro-ônibus foi incendiado em uma propriedade particular.

Quarta, às 4 horas: seis pessoas colocam fogo em ônibus que buscaria funcionários de empresa em Maranguape

Um ônibus foi incendiado por volta das 4 horas desta quarta-feira, 25, na CE-065, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Apenas o motorista estava no veículo particular quando seis pessoas abordaram o coletivo, mandaram o motorista descer e atearam fogo.

Ônibus escolar é incendiado em Choró na madrugada de quarta, 25

Ônibus escolar da Prefeitura de Choró, município localizado a 185 quilômetros de Fortaleza, foi incendiado por grupo criminoso na madrugada desta quarta-feira, 25. Nesta manhã, os suspeitos ainda não foram identificados e a Polícia segue realizando buscas na região por meio de câmeras próximas ao local, de acordo com o sargento Ferreira, da base militar do Município.

Madrugada de quarta, 25: vegetação próxima a Arena Castelão é incendiada

Incêndio criminoso atingiu pequena área de vegetação próxima ao estádio Castelão, na avenida do Contorno, na madrugada desta quarta-feira, 25. De acordo com a organização do evento Aviões Fantasy, que será realizado no estádio no fim de semana, a estrutura do evento não foi atingida.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou cinco suspeitos da ação. Com eles, foram apreendidos um veículo clonado, três celulares, quatro garrafas de coquetel molotov, duas balaclavas e uma garrafa com dois litros de gasolina.

Noite de quarta, 25: caminhão é incendiado no bairro Cidade 2000

Um caminhão foi incendiado no bairro Cidade 2000, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 25, por volta das 15h51min. O caso foi registrado na rua Passeio dos Cajueiros. O Corpo de Bombeiros esteve no local. Não há informações sobre suspeitos presos.

Motorista é queimado dentro de caçamba em Maracanaú

Uma caçamba foi incendiada na noite desta quarta-feira, 25, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dentro, estava o motorista, que foi impedido por criminosos de sair do veículo. Ao todo, ele teve 48% do corpo queimado. A vítima foi encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

Quarta, 25: carros são incendiados no Detran de Russas

Veículos foram incendiados no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na noite desta quarta-feira, 25, em Russas, município que fica a 165 km de Fortaleza e é localizado na região do Jaguaribe. Ao todo quatro carros e quatro motocicletas foram queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação já está controlada.

Quarta, 25, às 22 horas: homem diz que vai processar o Estado após caminhão ser incendiado em oficina

Um caminhão foi incendiado na noite dessa quarta-feira, 25, no bairro Jardim Jatobá, em Fortaleza. O veículo estava estacionado na calçada de uma oficina, onde passava por reparos, há alguns dias. O proprietário do local diz que vai entrar com processo contra o Estado devido ao crime. 

O caminhão era datado de 2011. A estimativa é que o prejuízo chegue a R$ 60 mil. Agora, o proprietário deve prestar Boletim de Ocorrência e diz que vai entrar na Justiça contra o dano por não ter condições de arcar com as despesas do veículo.

Madrugada de quinta, 26: viatura é incendiada em Aratuba e dois suspeitos são presos

Dois suspeitos de atearem fogo uma viatura da Polícia Militar de Aratuba, município do Maciço de Baturité, foram presos na madrugada desta quinta-feira, 26. O veículo foi incendiado por volta de 1 hora e teve perda total. Danos à rede elétrica e à estrutura do destacamento da PM foram registrados.

Estabelecimento fica destruído após incêndio criminoso: "Só Deus sabe o que vou fazer", diz proprietário

Comerciante perdeu todos os itens que estavam no estabelecimento
Comerciante perdeu todos os itens que estavam no estabelecimento (Foto: Reprodução)

Uma loja de estofados localizada no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, ficou destruída após ataque na madrugada desta quinta-feira, 26. O fogo também atingiu parte do telhado de uma igreja vizinha ao estabelecimento. Ninguém ficou ferido.

Proprietário da loja, João de Souza conta que no prédio havia sofás de clientes, incluindo alguns prontos, e muito tecido. Agora, ele terá que ressarcir a clientela. "Só Deus sabe o que vou fazer. Nem dinheiro pra reformar, pra ajeitar eu tenho. O sentimento é de perda, né? Total. Não tem o que fazer", lamenta.

Quinta, 26, 4 horas: caminhão de lixo é incendiado em Iguatu

Um caminhão compactador de lixo foi incendiado por volta das 4 horas desta quinta-feira, 26, em Iguatu, no Centro-Sul do Estado. De acordo com agentes da Polícia Militar que atenderam a ocorrência, o veículo prestava serviços à Prefeitura de Iguatu e estava em um galpão que funciona como garagem de veículos, na rua Porfírio Alves.

Um caminhão de lixo foi incendiado nesta madrugada, em Iguatu
Um caminhão de lixo foi incendiado nesta madrugada, em Iguatu (Foto: WhatsApp O POVO)

Quinta, 26, 4h30min: princípio de incêndio é registrado na Base Descentralizada do Samu 

Três garrafas contendo coquetel molotov foram jogadas no interior da base
Três garrafas contendo coquetel molotov foram jogadas no interior da base (Foto: Germana Pinheiro/O POVO CBN)

A Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada no bairro Cajazeiras, sofreu tentativa de ataque na madrugada desta quinta-feira, 26. Por volta das 4h30min, três garrafas contendo coquetel molotov foram jogadas no interior da base, atingindo uma ambulância e gerando princípio de incêndio.

Quinta, 26, 16 horas: sete pessoas invadem loja de motocicletas no bairro José Walter e colocam fogo nos veículos

Não houve feridos e a estrutura do estabelecimento está preservada. Apenas estofado de quatro motocicletas foi danificado.
Não houve feridos e a estrutura do estabelecimento está preservada. Apenas estofado de quatro motocicletas foi danificado. (Foto: Germana Pinheiro/ Rádio O POVO CBN)

Uma loja de compra e venda de motocicletas na avenida I, no bairro José Walter, foi alvo no sétimo dia seguido de ataques criminosos no Estado. O ataque aconteceu por volta das 16 horas dessa quinta-feira, 26. Algumas motos estavam expostas na calçada do estabelecimento quando seis homens e uma mulher chegaram armados e renderam clientes e funcionários.

Madrugada de sexta, 27: caminhão é incendiado durante ataque em São Luís do Curu

Caminhão foi incendiado na madrugada desta sexta-feira, 27
Caminhão foi incendiado na madrugada desta sexta-feira, 27 (Foto: WhatsApp O POVO)

Um caminhão foi incendiado na madrugada desta sexta-feira, 27, no quilômetro 77 da BR-222, em São Luís do Curu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo teve perda total. Não há informações de feridos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar