Participamos do

Enem 2021: dicas para lidar com a ansiedade pré-prova

Sozinho, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é motivo de bastante ansiedade. Aliada à situação adversa causada pela Covid-19, a tensão em torno da prova pode ter resultados negativos. Veja dicas para atenuar a ansiedade
20:36 | Nov. 03, 2021
Autor Mateus Brisa
Foto do autor
Mateus Brisa Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por si só, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é um assunto estressante para diversos estudantes, estejam eles prestes ou não a sair do ensino médio. Com a pandemia de Covid-19, alunos de todo o mundo precisaram enfrentar uma nova realidade de aprendizagem: em casa, longe das salas de aula. Para os candidatos da prova, a maior do tipo no Brasil, isso significou também mais uma fonte de ansiedade.

Ansiedade antes do Enem 2021: se organize e conheça seu local de prova

Uma etapa importante pré-Enem e que pode atenuar possível estresse no dia de provas é a organização. Inicialmente, saiba qual seu local de prova, prepare uma rota de locomoção e conheça o lugar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, divulgou hoje, quarta-feira, 3, e você pode fazer a consulta por meio do por meio da Página do Participante.

Além disso, organize seus itens pessoais para a prova, incluindo canetas pretas de tubo transparente, máscara de proteção contra o coronavírus e álcool em gel. Alguns itens são obrigatórios, como documento de identificação, enquanto outros são aconselháveis e muitos são proibidos durante a prova. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ansiedade antes do Enem 2021: revise e prepare estratégias

O sentimento de preparação pode ser uma forma de liberar ansiedade, segundo afirma Leandro Vieira, coordenador pedagógico do curso preparatório ProEnem, à Agência Brasil. Por isso, além de conhecer seu local de prova e organizar os itens para levar, o período pré-prova pode ser dedicado à revisão de conteúdo. “Fazer provas anteriores, rever provas de anos anteriores, assuntos que mais caem pode gerar confiança nos alunos”, conta ele. Provas e gabaritos anteriores têm sido disponibilizados pelo Inep em seu site; clique aqui para acessar.

Segundo Vieira, também é importante elaborar estratégias de realização das provas do Enem, para conduzir a situação sem perder tempo: “A gente vê muitos alunos que chegam para o dia da prova e acabam ficando muito nervosos, muito ansiosos e acabam não conseguindo se concentrar naquele momento. Importante que vá para a prova sabendo por onde vai começar”. Ele recomenda dedicar pelo menos uma hora para a redação e, após isso, focar nas questões de maior afinidade.

Ansiedade antes do Enem 2021: descanse e respire

Também em entrevista para a Agência Brasil, a orientadora educacional Analice Fragoso lembra como uma rotina exaustiva de estudos pode acabar causando mais danos do que efetivamente ajudando. Ela recomenda períodos de descanso, especialmente antes das provas. “Então, tem aquele momento de descanso. Aquele dia que antecede a avaliação, eu tenho aquele momento de descanso. Pra quê? Porque é pro meu cérebro, pro meu cognitivo, assimilar tudo aquilo que eu aprendi nesse período de preparo”, explica.

A especialista destaca ainda que a ansiedade pode ser minorada por uma respiração adequada e dedicada. “O que a ansiedade causa? Ela causa um encurtamento na nossa respiração. Então, a gente acaba respirando menos, e não levando a oxigenação necessária para o nosso cérebro. Então, quanto menos a gente respira, mais ansioso a gente fica. Então, respirar, fazer aquela respiração profunda, encher os pulmões, ajuda muito a aliviar essa tensão”.

Enem 2021: saiba tudo sobre a prova do ano

>> Enem 2021: data da prova, horário, local e tudo sobre o exame

>> Enem 2021: local da prova é divulgado; como consultar no portal do Inep

>> Enem 2021: Redações nota mil do exame de 2020; confira alguns exemplos

>> Redação Enem 2021: confira os temas já abordados pelo Exame Nacional

>> Enem 2021: entenda as cinco competências cobradas na redação

>> Enem 2021: quando será divulgado o local de prova e como conferir

>> Enem 2021: saiba o que ainda dá para estudar faltando 1 mês para a prova

>> Enem 2021: faltando um mês para prova, veja tudo o que se sabe sobre exame

>> Enem 2021: veja como utilizar as notas da prova

>> Enem 2021: veja perfis nas redes sociais que ajudam no estudo para prova

>> Enem 2021: confira 5 possíveis temas para a redação desta edição

>> Enem 2021: veja dez filmes para estudar História para a prova

>> Enem 2021: cinco aplicativos grátis que ajudam nos estudos para o exame 

>> Redação Enem 2021: dilemas da escolha profissional do jovem na contemporaneidade

>> Redação Enem 2021: as limitações do SUS no contexto da Covid -19

>> Redação Enem 2021: a dificuldade de erradicar o trabalho infantil no Brasil

>> Redação Enem 2021: o papel do esporte no combate ao preconceito

>> Redação Enem 2021: a banalização do Holocausto nos dias atuais e os efeitos na sociedade moderna

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags