'Massafeira', disco de 1980, recebe show-homenagem nesta sexta

O disco "Massafeira" que reuniu diversos nomes de artistas e poetas nordestinos, no fim da década de 1970, ganha homenagem na potência de vozes femininas

O Teatro Dragão do Mar, na próxima sexta-feira, 26, recebe um espetáculo musical em homenagem ao álbum "Massafeira", de 1980.

O show é dirigido por Mona Gadelha, com arranjos de Mimi Rocha, e tem início às 19h30min, trazendo a potência de vozes femininas cearenses de diferentes gerações, acompanhadas por uma banda completa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Massafeira” foi um disco histórico que marcou a trajetória da musicalidade cearense. O projeto reuniu diversos nomes de peso da cena artística do Ceará, dos anos de 1970 e 1980, em um trabalho que exalta os traços da musicalidade nordestina.

A apresentação no Teatro Dragão terá a performance vocal das artistas Alice David, Claudine Albuquerque, Marta Aurélia e Mona Gadelha. Na ocasião, as cantoras serão acompanhadas pelos músicos Joana Lima (nos teclados), Naiara Lopes (na bateria), Vitoriano (no baixo) e Mimi Rocha (guitarra e bandolim).

Leia também | Vencedor do Grammy, grupo Boca Livre anuncia show em Fortaleza

Mona Gadelha detalha experiência da gravação do álbum 'Massafeira' quando tinha 18 anos de idade

Mona Gadelha, que participou da gravação do projeto aos 18 anos de idade, hoje, quatro décadas após o lançamento, expressa a importância do trabalho para a música nordestina.

“'Massafeira' foi um momento singular da música, não só do Ceará, mas do País [...] Participar da 'Massafeira' foi um verdadeiro presente da vida. A cada ano que passa percebo esse momento como único” comunica a artista.

O projeto, que nasceu no final dos anos 1970, resultou na reunião de grandes cantores, compositores e poetas, como: Ednardo, Fagner, Ângela Linhares, Mona Gadelha, Patativa do Assaré, Fausto Nilo e Belchior.

Além dos nomes reconhecidos no Estado, o disco também contou com músicos como Tutty Moreno, Antônio Adolfo, Rui Motta, Túlio Mourão, Robertinho de Recife, dentre outros.

“O álbum tem uma marca da identidade cearense - seja no modo de cantar, seja no modo de compor, os temas comuns, as afinidades, as harmonias. É o disco que apresenta a geração do rock e do blues. E precisa ser descoberto ou redescoberto”, comunica Mona, acerca do conteúdo do projeto musical.

Leia também | Pernambucano radicado no Ceará, Pedro Dias lança primeiro EP solo

'Massafeira' é referência para artistas de todo o Ceará

Em entrevista dada ao Vida & Arte, Mona Gadelha compartilha diversos pontos que dão o valor histórico que a obra “Massafeira” possui.

“Pela abrangência de gêneros musicais, pelo grande número de pessoas envolvidas de modo coletivo ocupando um espaço sagrado da arte, que é o Theatro José de Alencar. Pelo desdobramento da gravação do álbum duplo lançado em 1980... Por reunir jovens artistas ao lado dos compositores e intérpretes do Pessoal do Ceará, que haviam se lançado nacionalmente na década de 1970, e sobretudo, por permanecer como uma obra que é referência estética para artistas e memória afetiva para muita gente”, explica a artista, enaltecendo o trabalho.

Acerca do show que acontecerá na próxima sexta-feira, 26, Mona explica que os ensaios que antecedem a apresentação estão sendo “divertidos e emocionantes”, com “conversas inspiradoras”.

Para a artista, um dos principais objetivos da apresentação de sexta é compartilhar com a atual geração “pérolas escondidas pelo tempo e que permanecem atuais”.

Apesar do disco, em sua época de lançamento, não ter recebido a divulgação à altura de sua relevância cultural, Mona reforça que as composições “ultrapassam a barreira do tempo e seguem encantando artistas atuais”.

Entre os artistas que já reconhecem o valor do projeto, Gadelha menciona nomes como Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem, e Karina Buhr. “No disco, que é contemporâneo, como disse uma vez Rodger Rogério, os temas atuais estão lá. Basta ouvir pra descobrir.” finaliza.

Leia também | Com Alexandre Pires, Só Pra Contrariar faz show em Fortaleza em maio

Mulheres Cantam a Massafeira, com direção de Mona Gadelha

  • Quando: sexta-feira, 26, às 19h30min
  • Onde: Teatro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
  • Gratuito; retirada de acessos na bilheteria do Teatro uma hora antes
  • Acessível em Libras

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

massafeira vida e arte mona gadelha programação show em fortaleza cultura teatro dragão do mar álbum pessoal do ceará música ednardo fausto nilo fagner belchior

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar