Participamos do

Dez contratações e postura "agressiva": veja o Resumão do mercado da bola do Ceará

Saiba quais foram as principais movimentações do Vovô no mercado da bola de dezembro e janeiro, com links para as matérias principais
12:09 | Jan. 10, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dez contratações em dezessete dias. Desde que o Ceará anunciou o lateral direito Eduardo na véspera de Natal, esse é o número de reforços que o clube trouxe para a temporada de 2020. Com tantos nomes anunciados, fica até meio difícil para o torcedor acompanhar quem está chegando e quem está saindo em Porangabuçu. Para ajudar, o Esportes O POVO faz o Resumão do mercado da bola do Ceará, para que ninguém fique de fora do vai e vem do Alvinegro.

Para saber mais detalhes de cada contratação ou de cada saída, basta clicar no link no nome de cada jogador, que leva diretamente às notícias sobre os atletas.

Antes da virada do ano

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O primeiro reforço anunciado pelo Ceará foi o lateral direito Eduardo, que estava na Chapecoense, contratado em definitivo. Não demorou muito para surgir novos nomes: o zagueiro Tiago Pagnussat foi o primeiro a ser trazido por empréstimo, vindo do Bahia. Outro jogador cedido por seu clube de origem foi o centroavante Rodrigão, vindo do Santos. Ainda durante esse período, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz declarou que o presidente do Vovô, Robinson de Castro, teria feito uma proposta para o lateral tricolor Bruno Melo, gerando uma polêmica entre os clubes.

Depois disso, não demoraria muito para que os milhões começassem a aparecer no noticiário: o Alvinegro tirou R$ 3 milhões do bolso para comprar 50% dos direitos econômicos do volante Charles, que pertencia ao Internacional. O jogador se valorizou depois de fazer uma boa Série B pelo Sport.

Antes de virar o ano para 2020, ainda deu tempo de anunciar o lateral esquerdo Bruno Pacheco, destaque da Chapecoense no Brasileirão. No campo das renovações, o meia Ricardinho e o atacante Mateus Gonçalves, decisivo na reta final do Brasileirão, estenderam seus vínculos com o Ceará.

Enquanto isso, alguns jogadores já iam se despedindo do Vovô, como Tiago Alves, Cristovam, Auremir e Romário. Felippe Cardoso passou a interessar ao Fluminense. O futebol japonês ficou de olho no volante William Oliveira, oferecendo uma bolada para tirá-lo de Porangabuçu. Mas quem rumou à terra do sol nascente foi Valdo, em negociação que rendeu milhões para os cofres alvinegros.

Tudo encaminhado em relação a contratações, mas ainda havia uma dúvida entre a torcida alvinegra. Afinal, Thiago Galhardo sairia do clube? A paciência do torcedor, da diretoria e do jogador não demoraria muito para se esgotar no ano que se aproximava.

Em 2020, mais nomes

Logo no primeiro dia do ano, uma boa notícia: o Ceará tinha negociações avançadas para contar com o atacante Rafael Sóbis. O ídolo do Inter já tinha negociado com o clube no início da temporada passada, mas as conversas foram atravessadas pelo interesse do Colorado em repatriar o jogador. Em pouco tempo, essa história teria um final feliz para o torcedor.

Conforme os dias foram passando, o Alvinegro anunciou o zagueiro Klaus e entrou forte na briga por Rossi, ex-Vasco. O lateral esquerdo João Lucas, amplamente criticado pela torcida, começou a negociar com outras equipes. O que mais chamou a atenção negativamente foi o interesse do Ceará em contratar Jean, goleiro acusado de agredir a esposa. O protesto da torcida nas redes sociais foi massivo, o que fez a diretoria desistir de contratá-lo, abrindo caminho para que Fernando Prass acertasse com o clube.

Antes disso, a novela de Thiago Galhardo chegava a um fim. Depois de uma negociação desgastante, o meia acertou com o Internacional, saindo pela porta dos fundos e bastante criticado pelos torcedores alvinegros.

Flagrado vestindo uma camisa de treino do Vovô em um hospital de Fortaleza, o atacante Rogério foi oficializado pelo clube, em empréstimo do Bahia. Por último (ufa), o meia Vinícius trocou o Atlético-MG por Porangabuçu, sendo a décima contratação do Ceará durante esta janela de transferências. E o clube ainda tem novos alvos: foi feita uma proposta milionária para comprar os direitos do atacante Matheusinho, do América-MG. O mercado alvinegro não parece estar perto de ter um desfecho...

Jogadores que chegaram ao Vovô:

GOL - Fernando Prass

LAT - Eduardo e Bruno Pacheco

ZAG - Tiago Pagnussat e Klaus

VOL - Charles

MEI - Vinícius

ATA - Rodrigão, Rafael Sóbis e Rogério

Jogadores que deixaram o Vovô:

LAT - Cristovam

ZAG - Tiago Alves e Valdo

VOL - Pedro Ken e Auremir

ATA - Romário, Felippe Cardoso, Lima, William Popp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar