Novo decreto: veja principais novidades anunciadas por Camilo Santana

O atual decreto estadual está em vigor até domingo, 25. O Ceará tem registrado queda nos indicadores pandêmicos nas últimas semanas

Atualizada às 14 horas

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou o novo decreto estadual de enfrentamento ao coronavírus. O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia se reuniu nesta sexta-feira, 23, para avaliar o cenário epidemiológico e definir se a reabertura socioeconômica avança, fica como está ou regride.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Assista ao anúncio:

O novo decreto entra em vigor na segunda-feira, 26 de julho.

Confira o que muda:

- Restaurantes, que hoje funcionam até 22 horas, poderão ficar abertos até as 23 horas.

- Eventos em locais fechados poderão receber até 100 pessoas. Em ambientes abertos, são permitidos eventos com até 200 pessoas.

- Teatros podem reabrir.

- Toque de recolher ocorre de 0 às 5 horas.

O atual decreto estadual está em vigor até domingo, 25. Válida desde o dia 12 de julho, a medida trouxe mudanças como a ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua e de shoppings, além da liberação do uso de áreas de lazer e piscinas em clubes - com restrições. 

Em post nas redes sociais ontem, Camilo ressaltou que os índices da Covid-19 no Estado seguem em queda. Os novos casos e novas mortes apresentaram redução de 24% e 16,9%, respectivamente, segundo boletim divulgado no dia 9 de julho pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Os dados se referem à 26ª semana epidemiológica (SE) de 2021 (27 de junho a 3 de julho).

O Ceará já contabiliza 912.497 casos de Covid-19 e soma 23.339 óbitos causados pela doença. As informações foram atualizadas às 17h27min dessa quinta-feira, 22, pelo IntegraSUS.

LEIA MAISNovo decreto no Ceará: veja o que pode e o que não pode a partir de hoje

+ Ceará tem 48% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com Covid-19

Variante Delta preocupa

Apesar da queda nos indicadores pandêmicos possibilitada pela vacinação, pesquisadores da área de epidemiologia projetam o aumento de casos de Covid-19 no Brasil nas próximas semanas devido à variante Delta. A cepa já foi confirmada em pelo menos nove estados brasileiros.

Até o momento, já registraram casos Rio de Janeiro (87), Paraná (13), São Paulo (9), Maranhão (6), Santa Catarina (5), Minas Gerais (1),Goiás (2), Rio Grande do Sul (3), Pernambuco (2).

LEIA MAISCovid-19: vacinação reduz óbitos e internações, mas variante Delta deve aumentar casos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nessa quinta-feira, 22, que o Ministério está monitorando a variante Delta da Covid-19 e que é necessário haver um isolamento desses casos, ao mesmo tempo em que se avança no processo de vacinação em massa da população.

“O monitoramento não é nada diferente do que se fez desde o princípio. A vigilância genômica é o que permite diagnosticar qualquer variante, não somente a Delta. Já temos alguns casos identificados aqui no Brasil e o que precisamos fazer é isolar, não só aqueles que têm a variante Delta, mas que tenham outras formas do vírus, e avançar a campanha de vacinação”, disse o ministro.

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

11 de junho: governo libera aulas em todas as séries do ensino médio, amplia a capacidade de público em academias, reabre museus, bibliotecas e cinemas. Apenas o Cariri continua com restrições

18 de junho: governador anuncia prorrogação do decreto, interrompendo a sequência de reabertura. Restrições mais severas mantidas no Cariri.

25 de junho: governo libera aulas presenciais em universidades.

28 de junho: decreto autoriza o funcionamento de feiras livres.

9 de julho: anunciado aumento do horário do comércio.

23 de julho: restaurantes podem funcionar até 23 horas. Eventos podem receber até 200 pessoas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

novo decreto camilo camilo santana novo decreto ceará camilo decreto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar