Shoppings e restaurantes poderão funcionar até 22 horas; toque de recolher vai para 23 horas

Medidas só não valerão para o Cariri, onde situação é mais grave

Comércio de shoppings e restaurantes poderão funcionar até 22 horas no Ceará. A medida é válida para todas as regiões, com exceção do Cariri, onde situação é mais grave. O governador Camilo Santana também anunciou a autorização, a partir de 14 de junho, da realização de eventos corporativos, com limitação de público e protocolos que serão definidos na próxima semana. 

Novas medidas foram divulgadas nesta sexta-feira, 04 de junho (04/06), em transmissão nas suas redes sociais. Na tarde de hoje, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia realizou reunião para analisar os cenários da pandemia, o andamento do processo de vacinação e deliberar sobre as determinações no Ceará. Medidas passam a vigorar na próxima segunda-feira, 7 de junho (07/04).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Camilo disse que a pandemia continua, mas reforçou que os números estão melhorando. Ele destacou queda nos casos, óbitos e queda ou estabilidade na transmissão. A região do Cariri segue como maior preocupação.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, ressaltou a redução casos de 60 a 79 anos nas últimas semanas. Também há continuidade da redução na faixa etária acima de 80 anos. "É o impacto da vacina, reduzindo não só o número de óbitos mas também o número de casos", disse. 

Ele aponta queda na proporção de mortes nos idosos como resultado da vacinação. Na população acima de 60 anos, a taxa é de 80% de vacinação.

Há redução de exames RT-PCR com resultado positivo para a Covid-19 em Fortaleza, com 31%. Cariri ainda preocupa com taxa de 55% de positividade. Segundo ele, a taxa de transmissão do vírus tem estabilidade em Fortaleza, Cariri e Sertão Central, com discreto aumento em Sobral e leve redução no Litoral Leste/Jaguaribe. Considerando o Estado como um todo, não houve mudança significativa.

Cabeto acrescentou que houve queda do número de atendimentos, com exceção do Cariri. "Os dados são positivos, mas é preciso ainda prudência", disse Cabeto. Nas últimas semanas, há maior proporção de casos leves de Covid-19, além de queda significativa de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), número de leitos ocupados em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O Cariri, contudo, ainda registra aumento dos atendimentos em UPAs e ocupação de leitos em enfermarias e UTIs. "Se há estabilidade na transmissão, nós não verificamos essa estabilidade ainda na questão assistencial", avalia.

 

Histórico 

O decreto anterior, anunciado no dia 28, não teve mudanças significativas na Capital, com mudanças apenas nas regiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe. Dentre as expectativas do pronunciamento de hoje, bares e restaurantes pleiteiam o funcionamento até as 23 horas. A avaliação dos empresários do comércio varejista é de que seria importante reabrir cinemas e teatros, segundo Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

No domingo, inicia-se a vacinação contra a Covid-19 no público geral em Fortaleza. Inicialmente, serão agendadas pessoas entre 59 a 55 anos. O Ceará tem 1.088.318 habitantes imunizados com as duas doses, o que corresponde a 11,8% da população. Segundo dados do IntegraSUS, um total de 819.014 casos de coronavírus foram confirmados no Ceará. Outras 20.851 morreram devido a doença. Os dados foram atualizados na manhã de hoje, 4, às 10h50min. A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 87,65% e das enfermarias é de 62,32%.

 

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

decreto camilo santana hoje novo decreto do governador camilo santana camilo santana hoje decreto camilo santana novo decreto camilo santana decreto isolamento social pronunciamento camilo santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar