PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Camilo Santana anuncia novas medidas do decreto de isolamento social nesta sexta-feira

Camilo Santana e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia anunciam ainda hoje, 18 de junho (18/06), novo decreto em pronunciamento nas redes sociais do Governo

Marília Freitas
11:30 | 18/06/2021
As medidas visam auxiliar o setor de Eventos, que teve impactos econômicos negativos por conta da pandemia de Covid-19.  (Foto: Reprodução/ Facebook)
As medidas visam auxiliar o setor de Eventos, que teve impactos econômicos negativos por conta da pandemia de Covid-19. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Nesta sexta, 18 de junho (18/06), o governador Camilo Santana (PT) anuncia o novo decreto cearense de isolamento social em pronunciamento nas suas redes sociais. O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia segue reunido na manhã de hoje para discutir as novas medidas que serão anunciadas.

Dentre as expectativas para o novo decreto, está a autorização de retorno das feiras livres. Há previsão, de acordo com anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), de que essas atividades voltem a funcionar a partir do dia 21 de junho. No último decreto, o Governo divulgou novas medidas de flexibilização das atividades econômicas e comportamentais. 

Entre as modificações, estão a liberação de aulas no ensino médio, a ampliação da capacidade de público em academias e a reabertura de museus, bibliotecas e cinemas. Documento foi publicado na íntegra no sábado, 12.

Até então, comércios e serviços de rua seguem funcionando de 10h às 19h, com 50% da capacidade. Shoppings também seguem em funcionamento das 12h às 22h, com limitação de 50%; medida é a mesma para restaurantes dentro e fora de shoppings.

Entretanto, as mudanças do último decreto não são válidas para a macrorregião carirense. Devido aos preocupantes índices na região, comércios e serviços de rua seguem funcionando de 10h às 16h durante a semana e das 10h às 15h nos fins de semana - com limitação de 40% do público. Restaurantes fora de shoppings podem funcionar de 10h às 16 horas de segunda a sexta. Nos fins de semana, o horário é das 10 às 15 horas.

Veja o que pode e o que não pode em relação ao novo decreto, em vigor até o próximo domingo, 20. Em todo o Estado, seguem proibidas:

- as aglomerações e circulação de pessoas em espaços públicos ou privados, como praias, praças calçadões; ressalvado o uso para prática esportiva individual, deslocamentos imprescindíveis ou acesso a atividades essenciais;

- festas e quaisquer tipos de eventos;

- feiras de qualquer natureza;

- funcionamento de parques aquáticos - com exceção aos associados a empreendimentos hoteleiros como o Beach Park, que retorna suas atividades nesta sexta;

- funcionamento de teatros, públicos ou privados