Cannes 2024: George Lucas é homenageado; relembre sucessos do diretor

Apesar de nunca ter levado o Oscar individualmente, Lucas é o criador de uma das franquias mais lucrativas do cinema. Relembre os sucessos do cineasta

O diretor, roteirista e produtor George Lucas receberá a Palma de Ouro Honorária no sábado, 25 de maio, durante a cerimônia de encerramento do 77º Festival de Cannes. Apesar de nunca ter levado o Oscar individualmente, ele é o criador de uma das franquias mais lucrativas do cinema.

Além das três trilogias de “Star Wars”, ele participou do desenvolvimento de diversos longas renomados, desde “Loucuras de Verão” até a saga “Indiana Jones”, que ele mesmo criou. Relembre a seguir, os maiores sucessos do George Lucas durante sua trajetória.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

George Lucas: primeira trilogia de Star Wars (1977-1983)

A chamada “Trilogia Original” de Star Wars compõe a primeira série de filmes de uma franquia de ficção científica criada por George Lucas. Os filmes foram elogiados pelo enredo, evolução dos personagens, a trilha sonora de John Williams e seus avanços em efeitos visuais.

Ela foi inteiramente produzida pela Lucasfilm, empresa fundada pelo cineasta, e é composta pelos filmes: Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra Ataca (1980) e O Retorno do Jedi (1983). Juntos, os três filmes acumularam 10 estatuetas douradas do Oscar, as únicas de toda a saga.

Os três longas narram a Guerra Civil Galáctica travada entre a aliança rebelde e o império galáctico, bem como a jornada heroica de Luke Skywalker em sua tentativa de se tornar um cavaleiro jedi para derrotar Darth Vader.

Onde assistir: Assinatura no Disney+

LEIA TAMBÉM | Baby Yoda terá filme próprio na franquia Star Wars

George Lucas: segunda trilogia de Star Wars (1999-2005)

A “Trilogia Prequela” de Star Wars, antecede à trama da "Trilogia Original". George Lucas já havia planejado a trilogia retroativa antes do lançamento do primeiro filme, mas ela só foi produzida no fim de 1990, quando a tecnologia havia avançado de forma que permitisse maiores efeitos visuais.

A trilogia compreende os filmes: A ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Os eventos destes filmes narram o treinamento de Anakin Skywalker e sua eventual passagem para o lado sombrio. Ela apresenta diversos cenários inexplorados nos filmes anteriores.

Anos depois, em 2012, a Disney comprou a Lucasfilm de George Lucas, que chegou a deixar um esboço narrativo para mais uma trilogia futura — que estreou entre 2015 e 2019. Os filmes, porém, não seguiram as ideias do criador e o resultado acabou frustrando muitos fãs.

Onde assistir: Assinatura no Disney+

The Acolyte: data de estreia, história, quando se passa, elenco e mais

George Lucas: Indiana Jones (1981-2023)

Henry Jones Júnior, ou simplesmente Indiana Jones, é um personagem fictício da série de filmes Indiana Jones criado por George Lucas e Steven Spielberg, em homenagem aos heróis de séries/filmes de ação da década de 1930.

Desde sua primeira aparição em “Os Caçadores da Arca Perdida (1981)”, Indiana Jones (interpretado por Harrison Ford) se tornou um dos personagens mais famosos do cinema.

O primeiro filme ganhou cinco Oscar e deu origem a mais quatro longas: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) e Indiana Jones e o Chamado do Destino (2023)

Onde assistir: Assinatura no Disney+

Cannes 2024: lista completa de filmes indicados no festival

George Lucas: Loucuras de Verão (1973)

Para quem pensa que o sucesso do cineasta se resume a suas duas grandes sagas, se engana. George também já produziu longas adolescentes como “Loucuras de Verão”. O filme é uma nostálgica leitura da vida adolescente no início da década de 1960.

A produção é mais intimista e se estabeleceu como um dos grandes filmes do período, apesar da escassez de orçamento e recursos.

Com uma premissa das mais simples de acompanhar a última noite de dois graduados do ensino médio antes de irem para a faculdade, George Lucas realizou um conto melancólico sobre deixar um ambiente seguro em direção à incerteza da vida.

Onde assistir: disponível a partir de R$ 6,90 nas plataformas Apple TV+, Amazon Prime Video, YouTube Filmes e Google Play Filmes.

Da periferia de Fortaleza, atriz representa o Ceará no Festival de Cannes; CONFIRA

George Lucas: THX 1138 (1971)

THX 1138 é o primeiro filme escrito e dirigido por George Lucas. O filme conta a história de dois cidadãos de uma sociedade distópica, localizada no subterrâneo em um local e época indefinidos.

A sociedade criada por Lucas apresenta uma visão pessimista de um futuro em que os habitantes são vigiados por androides, obrigados a consumir drogas e onde toda a forma de emoção foi proibida.

O filme foi a primeira produção da então recém-criada empresa American Zoetrope que buscava produzir filmes alternativos. Por isso, o produtor Francis Ford Coppola deu a Lucas total liberdade criativa e a montagem foi realizada pelo próprio diretor.

Os efeitos sonoros do filme são considerados um marco na história do cinema, e o sistema THX, desenvolvido anos depois pela Lucasfilm para a série Star Wars, deve seu nome a THX 1138.

Onde assistir: assinatura na plataforma Max ou Amazon Prime Video (premium) e disponível a partir de R$ 7,90 na Apple TV+.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar