Chuva: caminhões-pipa retiram água de túnel na avenida Alberto Sá

Na Capital, choveu 41 mm até 8h51min

O túnel Governador Beni Veras, na avenida Alberto Sá, ficou alagado após as chuvas da madrugada desta segunda-feira, 7, em Fortaleza. Caminhões-pipa retiram água do equipamento, que está interditado. No início da manhã, apenas o sentido Praia do Futuro estava interrompido. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já choveu em 141 municípios cearenses. Na Capital, foram 41 mm observados até as 8h51. 

Através de nota, a  Secretaria da Gestão Regional (Seger) afirmou que está realizando a manutenção das bombas de drenagem no equipamento. "A previsão é que o serviço seja finalizado ainda este mês. A Seger disponibilizou ainda, após a chuva da madrugada, carros-pipa para fazer a sucção da água acumulada. O trânsito na via já foi liberado".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— O POVO (@opovo) March 7, 2022

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), nove semáforos apresentam instabilidade no funcionamento. São 1.062 equipamentos do tipo em Fortaleza. Em nota, o órgão informou que atua "conforme protocolos de emergência para minimizar os impactos no tráfego, como o acompanhamento via videomonitoramento dos principais pontos impactados e o planejamento prévio dos desvios de tráfego".

Nesta manhã, conforme a AMC, agentes do Via Livre foram até a rua Princesa Isabel, onde uma árvore caiu. 

Onde mais choveu no Ceará até 10h59:

  • Maranguape -  140mm
  • Ipu - 123mm (posto Sítio São João)
  • Ipu - 108mm (posto Marruas dos Pavai) 
  • Horizonte -  108mm
  • Pires Ferreira -  107.4mm
  • Santa Quitéria -  100mm 
  • Guaiúba - 97mm
  • Reriutaba - 95mm 
  • São Benedito - 93.4mm 
  • Santa Quitéria - 92mm
  • Ibiapina -  91mm


De acordo com o órgão, áreas de instabilidade geradas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são a causa das grandes precipitações. A Funceme indica, ainda, que o fenômeno é o maior indutor de chuvas nesta época do ano.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para o Estado até terça-feira (08/03) é que as chuvas ocorram em todas as macrorregiões com intensidade variando de fraca a forte. Os principais acumulados podem se concentrar principalmente nos extremos do Ceará, isto é, faixa litorânea e Centro-Sul.

Ao longo do fim de semana, o fenômeno de swell, conhecido como "ressaca do mar", gerou maré com altura de até três metros na Praia de Iracema. As ondas desse tipo são criadas em situações de instabilidade no tempo, com fortes chuvas e ventos de alta velocidade.

Com informações da repórter Mônica Damasceno, da Rádio O POVO CBN

Atualizada às 15h13min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

transito chuva ceará fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar