Ceará espera novo lote de vacinas nesta semana, diz Camilo

Em transmissão ao vivo, o governador cobrou novamente a liberação da vacina russa Sputnik V. Ele considerou ser "injustificável" a Anvisa ainda não ter liberado o imunizante, que já é utilizado em vários países do mundo e foi aprovado por agências sanitárias internacionais

O governador Camilo Santana (PT) disse em live nesta terça-feira, 13, que aguarda a confirmação do Ministério da Saúde para envio de um novo lote de vacinas contra a Covid-19 ainda nesta semana. Ele afirmou que devem ser enviados novos imunizantes tanto da Coronavac/Sinovac como da Oxford/Astrazeneca. Não há informações sobre a quantidade de doses ou estimativa mais precisa de quando as doses chegarão ao Estado. As doses fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo governo federal.

Leia Também | Governo dobra número de auxílios para profissionais do setor de eventos no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O chefe do Executivo estadual voltou a reclamar do que considera demora para liberação da vacina russa Sputnik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É injustificável, a vacina está sendo aplicada em 60 países, está autorizada por várias agências sanitárias internacionais”, insistiu Camilo, que chegou a entrar no Supremo Tribunal Federal para liberação das doses nessa segunda-feira.

Hoje, o ministro do STF Ricardo Lewandowski definiu prazo de 30 dias para que a Anvisa decida sobre o pedido do governo do Maranhão para importar a vacina Sputnik V, similar à demanda feita por Camilo. O prazo definido pelo ministro é contado a partir do dia 29 de março, data do protocolo do pedido de autorização excepcional de uso e de importação da vacina. Assim, o órgão tem até o dia 28 deste mês para decidir sobre a determinação.

O Ceará assinou contrato com o Fundo Soberano Russo para compra direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V no dia 19 de março e o primeiro lote deveria chegar ainda no mês de abril. Seriam entregues ainda outros três lotes nos três próximos meses (maio, junho e julho), conforme o Governo do Estado. A autorização para compra foi confirmada após a Assembleia Legislativa do Ceará aprovar projeto de lei para a aquisição, no dia 16 de março.

“Não basta decreto, é preciso que as pessoas colaborem”

Camilo voltou a ponderar sobre a necessidade de a população cearense cumprir as medidas determinadas em decreto. Ele disse que o Estado está vivenciando atualmente uma “estabilidade”, que possibilitou o início da reabertura econômica gradual. Entretanto, o gestor considerou que o nível de contágio é alto e exige cuidados.

Santana lamentou ter visto cenas “inadmissíveis” de aglomeração nos últimos dias e prometeu intensificar a fiscalização, inclusive em parceria com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). “É preciso que os setores orientem os estabelecimentos para cumprir os protocolos sanitários e a gente não precise retroceder (nas medidas de flexibilização) no Estado”, enfatizou.

O Ceará tem 94% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretária de Saúde do Ceará, consolidados na noite desta terça-feira, 13. Em relação às enfermarias, o índice é de 81%, considerando todas as unidades de saúde do Estado, públicas e privadas. Em Fortaleza, sete hospitais estão com UTIs lotadas e 251 pessoas estão aguardando a disponibilidade de um leito, após agravamento da doença. 

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar