Camilo entra com ação no STF para que Anvisa autorize liberação da Sputnik V ao Ceará

Desde a última semana, o chefe do Executivo estadual cearense vem reclamando da falta de agilidade da Anvisa para liberação dos imunizantes. Vacina já foi liberada na Argentina e tem eficácia comprovada

O governador Camilo Santana (PT) informou pelas redes sociais, nesta segunda-feira, 12, ter entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a liberação das doses da vacina Sputinik V adquiridas diretamente pelo Governo do Ceará junto ao Fundo Soberano Russo. O imunizante já foi liberado na Argentina e tem eficácia comprovada

Desde a última semana, o chefe do Executivo estadual cearense vem reclamando da falta de agilidade da Anvisa para liberação dos imunizantes. Em live para anunciar a retomada gradual das atividades no último  sábado, 10, o petista adiantou que os governadores do Nordeste já avaliavam judicializar o caso. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Camilo, a vacina russa "já é utilizada em cerca de 60 países, com eficácia de 91,6%"." Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população", disse. 

Informo aos meus irmãos e irmãs cearenses que estamos entrando hoje com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para...

Publicado por Camilo Santana em Segunda-feira, 12 de abril de 2021

O contrato entre governo cearense e o Fundo Soberano Russo para compra direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V foi assinado no dia 19 de março. A expectativa é que a entrega dos imunizantes deva ocorrer em quatro lotes: abril, maio, junho e julho. A quantidade por remessa não foi divulgada.

A compra foi realizada logo após a Assembleia Legislativa do Ceará, no dia 16 de março, autorizar a compra por meio de Projeto de Lei que tramitou em regime de urgência. Por outro lado, o texto não apontou prazo para a chegada das doses em território cearense.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nessa sexta-feira, 9, para que a Anvisa autorize o uso e a importação da vacina Sputnik V imediatamente. Ele também argumenta, que a vacina já foi submetida a vários testes que comprovaram sua eficácia e segurança.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo governo do ceará vacina russa anvisa STF Sputnik V doses coronavírus covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar