Fernanda Torres quase não protagonizou 'Ainda Estou Aqui'; entenda
Fernanda foi a segunda opção de Walter Salles e a primeira atriz chegou até a estudar o papel de Eunice Paiva; veja quem quase interpretou a personagemA atriz Fernanda Torres está nos holofotes do cinema nacional e internacional após vencer na categoria de melhor atriz dramática no Globo de Ouro 2025. Sua atuação como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” (2024) tem chamado atenção de quem assiste ao longa.
Mas o que poucas pessoas sabem é que o papel da protagonista quase não pertenceu inicialmente a ela. Fernanda, na verdade, foi a segunda opção do diretor Walter Salles, e a primeira atriz chegou até a estudar o papel de Eunice.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A personagem era uma advogada que lutou para descobrir o verdadeiro paradeiro do marido, o engenheiro e político Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar nos anos 1970. Veja quem deveria ficar com o papel e porque ele acabou ficando com Torres.
LEIA TAMBÉM | ‘Ainda Estou Aqui’ fura ‘bolha da esquerda’, diz Fernanda Torres
Mariana Lima seria Eunice Paiva em 'Ainda estou aqui'
Mariana Lima, de 52 anos, foi a primeira atriz procurada por Salles. Ela chegou a estudar o papel, mas acabou deixando o projeto por problemas pessoais e de saúde. Naquele período ela passava por um divórcio após 25 anos casada com Enrique Diaz.
“Cheguei a ver fotos, estudar um pouquinho. Mas aí veio esse meu processo, Walter achou que eu não ia dar conta. E, realmente, eu não ia”, relatou Mariana em entrevista em dezembro de 2024 ao O Globo.
Ela admitiu que, até aquele momento, ainda não havia conseguido assistir ao filme, pois talvez se sentisse abalada. "Não consegui [assistir]. Sei que vai bater num lugar... Mas vou ver”.
Apesar disso, Mariana destacou que ficou feliz com tudo o que está acontecendo com o longa, só teve a sensação “de que não era para ser”. A atriz ainda revelou que tem muito afeto pelo diretor e que devem fazer outros projetos juntos.
Mariana Lima se destacou em “No rancho fundo”
Mariana estava no elenco de "No rancho fundo" interpretando a Tia Salete, papel que lhe rendeu muitos elogios de crítica. Ela também participou de outras novelas como “Um lugar ao sol” e “Cordel encantado”.
Lula diz a Fernanda Torres que quer transformar 2025 em um ano de 'defesa da democracia'; VEJA
A escolha de Fernanda Torres para ser Eunice Paiva
Fernanda Torres acabou assumindo o desafio que foi um dos grandes marcos de sua carreira. Ao O Globo, ela mesmo revelou que era a segunda opção para protagonizar o filme e que estava tudo bem. "Isso acontece na nossa profissão, e o personagem é de quem faz”, afirmou.
A atriz destacou também que tinha “compromissos prévios e foi convidada para viver Odete Roitman no remake de Vale Tudo”. No entanto, recusou o trabalho para se dedicar ao longa, pois sabia que não daria conta de dois projetos tão exigentes ao mesmo tempo.
Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro
Fernanda venceu o Globo de Ouro neste domingo, 5, concorrendo com outras atrizes renomadas: Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).
Curiosamente, a atriz não esperava pela premiação. Ela chegou a dizer em entrevista que estava feliz com a nomeação, mas a chance de ganhar era “praticamente nula”. Para ela, a concorrência era grande.
Agora, a espera é pelo Oscar 2025. A vitória de Torres joga os holofotes sobre ela e deixa as expectativas ainda maiores para mais uma indicação.