Primeiro bebê nasce no Hospital Universitário do Ceará após transferências do César Cals
Menina nasceu por cesárea nesta sexta-feira, 14; mãe foi uma das pacientes removidas após incêndio no Hospital Geral Dr. César Cals
O primeiro nascimento no Hospital Universitário do Ceará (HUC/Uece), no bairro Itaperi, foi registrado na manhã desta sexta-feira, 14. A mãe da recém-nascida é uma das pacientes transferidas após o incêndio que atingiu uma área do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) na quinta-feira passada, 13.
A pequena, chamada Maria Cecília, nasceu por parto cesárea às 10h58min, medindo 2.735 g e 45 cm. Tanto a bebê quanto a mãe, Regina Ferreira, que estava internada no HGCC desde 30 de outubro, passam bem.
LEIA MAIS | Elmano visita bebês e grávidas transferidas após incêndio no Hospital César Cals
Serviços do César Cals seguem suspensos
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para dar suporte e assistência aos pacientes acompanhados pelo Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), o HUC recebeu 83 pacientes, entre gestantes, puérperas e bebês, garantindo a continuidade do atendimento de saúde.
Segundo a diretora-geral do hospital, Ivelise Brasil, a unidade foi mobilizada para receber bebês de alto e médio risco, além de gestantes de alta complexidade, que passaram a ser acompanhados pela equipe do HUC após o acionamento da Secretaria da Saúde.
Os serviços de emergência obstétrica do César Cals, no bairro Centro, em Fortaleza, seguem suspensos após o incidente no equipamento de saúde.
LEIA MAIS | Incêndio no César Cals: 270 pacientes são transferidos, sendo 117 bebês
Unidade é referência em alta complexidade
O Hospital Universitário do Ceará foi inaugurado em 19 de março de 2025 e se destaca por ser uma unidade para atendimento de alta complexidade. O perfil inclui atendimento materno-infantil terciário, mas a ativação dos serviços tem sido gradual.
Incêndio provocou tumulto e mobilizou operação de resgate
O incidente provocou uma série de agitação após um incêndio, que durou cerca de 25 minutos, atingir a parte externa do Hospital Geral Dr. César Cals, na área das docas, onde fica localizada a subestação de energia da instituição.
Com a atuação do Corpo de Bombeiros do Ceará, as chamas foram controladas e a UTI Adulto foi liberada para receber bebês que precisaram ser ambuzados (ventilação manual) durante toda a ocorrência.
LEIA TAMBÉM | Incêndio no César Cals: vídeo mostra bebês em incubadoras dentro de loja de eletrônicos
Uma operação com comboio de ambulâncias foi montada ao longo da quinta-feira, 13, para transferir os pacientes mais graves do César Cals. Dezenas de viaturas ficaram posicionadas na avenida Imperador, no Centro de Fortaleza, para transportar bebês — muitos em incubadoras — e adultos.
Segundo a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, nenhuma área assistencial foi atingida e não houve feridos. As transferências ocorreram por precaução, já que o fornecimento de energia da unidade ainda não havia sido restabelecido.