Sábado Santo reúne fiéis no Retiro Shalom; veja fotos

Após a Sexta-feira Santa, que marca a crucificação e morte de Jesus, o público foi ao ginásio Paulo Sarasate no único dia do ano em que não se celebra missa

Os católicos da Comunidade Católica Shalom estão em retiro espiritual desde a quinta-feira, 28, para celebrar a Semana Santa.

Neste sábado, 30, os fiéis foram mais uma vez ao ginásio Paulo Sarasate, no bairro Joaquim Távora, para ouvir a reflexão “Preservar na esperança”, ministrada por Angélica Cunha, formadora geral da Comunidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O padre Antônio Furtado fez a celebração sobre a descida de Jesus à Mansão dos Mortos. O público, então, se dirigiu em procissão até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a Solene Vigília Pascal estava programada para acontecer às 20h.

“Cerca de 4,5 mil pessoas estiveram aqui na sexta-feira para assistir à Paixão de Cristo, que foi encenada sem intercorrências, apesar da chuva forte que caiu no início do dia. No Sábado Santo, que é o terceiro dia do retiro, temos a celebração da descida de Jesus. É um momento de silêncio, quando aguardamos a ressurreição”, relatou Fábio Lima, um dos organizadores do evento.

“No domingo, o ponto alto será o momento de explosão de alegria pela ressurreição do Nosso Senhor, que é o Domingo de Páscoa. Nesse dia contaremos com a pregação do nosso fundador, Moysés Azevedo”, acrescentou.

A contadora Rafaela Lobo, 33, congregada na comunidade Shalom Parquelândia, não conseguiu ir ao retiro na quinta-feira por causa do trabalho, mas está indo ao ginásio desde então.

“Participo do retiro desde pequenininha, por causa da minha mãe. Posso dizer que é uma grande bênção. Para os cristãos, esta é, definitivamente, a semana mais importante do ano”, destacou.

Viviane Ferreira, 35, participa da comunidade Shalom Papicu, bairro onde mora. A professora estava acompanhada do marido Roberto Ferreira, 48, e da pequena Bia, filha de dois anos de idade.

Enquanto os louvores eram cantados pela multidão, a menina observava tudo do alto dos ombros do pai.

“Dizem que é um desafio vir com crianças muito pequenas, mas nos revezamos nos cuidados para que todos possamos estar na presença da graça de Deus, inclusive a bebê”, salientou.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia: o que a data significa

Na tradição católica, após a Sexta-feira Santa, que marca a crucificação e morte de Jesus, chega o Sábado de Aleluia, como é conhecida a véspera do Domingo de Páscoa.

A Sexta-feira Santa é considerada um dia de reflexão, penitência, luto e dor pela morte de Jesus na cruz, ao passo que o Sábado de Aleluia é descrito como um dia sem celebrações (o único do catolicismo), reservado à expectativa da alegria do Domingo de Páscoa, ou seja, pela ressurreição de Cristo.

Veja a galeria de fotos:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sabado de aleluia sábado santo comunidade católica shalom fortaleza ginasio paulo sarasate

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar