Fiéis lotam a Catedral de Fortaleza durante a Missa do Lava-pés

Ato litúrgico foi celebrado pelo arcebispo dom Gregório Paixão e marca o primeiro dos três dias que antecedem a Páscoa

Sentados no chão, em cadeiras ou em bancos. Mesmo em meio ao calor que fazia na Cidade, centenas de fiéis se aglomeraram na Catedral Metropolitana de Fortaleza nesta quinta-feira, 28, para a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés. Celebração reforçou virtudes bíblicas e tradições como a cobertura das imagens santas. 

Ato litúrgico foi celebrado pelo arcebispo dom Gregório Paixão e marca o primeiro dos três dias que antecedem a Páscoa (período chamado de Tríduo Pascal). Celebração revive o momento em que Jesus Cristo, logo após fazer a ceia, lava os pés de seus apóstolos em uma ação de humildade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A virtude foi celebrada pelos fiéis que estiveram presentes na igreja, junto ao propósito de servidão e de entrega ao próximo. Devotos lotaram a catedral, enfrentando o calor e sentando no espaço que conseguiram encontrar. Houve quem se acomodasse no chão e até mesmo em bancos trazidos de casa.

Já para driblar a sensação térmica alguns chegaram a levar ventilador portátil para a missa. A católica Geize Queiroz distribuiu abanadores na porta da catedral. A proposta visava divulgar um evento mas também era uma forma de reforçar a mensagem passada no rito de Lava-Pés: servidão ao próximo. 

"Quando a gente vai lavando os pés a se abaixa, pra gente reconhecer que não é maior que o outro, que nós não somos superiores a ninguém e abaixando é que a gente reconhece realmente o nosso lugar e (sabe) que grande é Deus, que nos ama e que nós ensina a amar os outros", diz a assessora parlamentar.

O professor Luís Fabiano, 37, foi um dos fiéis que fizeram uso do abanador. Ele ficou alguns momentos do início da missa do lado de fora, se abanando enquanto olhava o filho brincar. "Venho para celebrar a Semana Santa, fazer esse retiro espiritual (...) É uma semana de reflexão que a gente faz, mas também tem no fundo a santidade que a gente busca, é o propósito", destaca o educador. 

Quem esteve na igreja também foi atraído por um fato curioso: todas as imagens santas estavam cobertas por um pano roxo. Dom Gregório Paixão explica que essa é uma tradição que visa reforçar a presença de Deus, frisando que Domingo de Páscoa é o momento onde todas serão descobertas.

"Céu e terra estão totalmente voltados para aquele que, vivendo o seu mistério, dá a nós a possibilidade de uma vida nova, e no Domingo de Páscoa todos serão descobertos nesse grande louvor, pois céu e terra estarão juntos para celebrar a vitória da vida sobre a morte, a vitória de Deus sobre aquilo que antes tinha sido preparado como um sinal de destruição", diz o arcebispo. 

"Jesus mostra que através da humildade, através do carinho, através da presença, que nós fazemos com que os outros enxerguem a ele, pois lavar os pés não é apenas uma atitude de lavar uma parte do corpo, mas lavar os lugares que nós escolhemos para andar e as vezes são lugares tortuosos e sujos", completa.

Representando os apóstolos, 12 jovens da Comunidade Católica Shalom foram escolhidos para participar do rito do Lava-Pés. Entre eles estava Tiago Albuquerque, 22, que teve o momento como um marco. 

"Eu me senti muito amado. Ver o arcebispo, o grande pastor da igreja de fortaleza (...) Lavar os pés, beijar, com um olhar de amor pra nós", relata o estudante.

O sentimento foi compartilhado pelo jovem Ivens Granjeiro, 23, que também participou do ritual: "Como cristão eu senti uma grande graça, uma graça diferente, especial, ter a própria representação de Jesus lavando nossos pés, isso nos traz uma graça sobrenatural, uma graça onde nós estamos ali sendo lavados, sendo renovados e principalmente onde nós damos significado a Jesus".

Confira imagens da cerimônia:

Com informações de Aurélio Alves 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar