Participamos do

Lockdown em Fortaleza: delivery segue autorizado a funcionar

A atividade de restaurantes e afins está liberada através de decreto em todo território cearense para atendimento nas modalidades delivery, drive-thru e take away (ou retirada)
00:10 | Mar. 04, 2021
Autor Mateus Brisa
Foto do autor
Mateus Brisa Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o lockdown em Fortaleza, as entregas em domicílio seguem como atividade essencial e permitida em horários restritos, uma vez que evitam a circulação de pessoas e facilitam o funcionamento das atividades comerciais. O lockdown foi anunciado nesta quarta-feira, 3, e é um aprofundamento do que já ocorria desde 18 de fevereiro, quando entrou em vigor o toque de recolher, primeiro às 22 horas e, depois, às 20 horas.

PELO PADRÃO DOS DECRETOS ATÉ AQUI, VEJA O QUE DEVE SER AUTORIZADO

LEIA MAIS
» O que muda do toque de recolher para lockdown e veja onde medidas são adotadas
» Veja onde há lockdown no Ceará; Fortaleza é 6º município a decretar medida
» Primeiro lockdown em Fortaleza durou 24 dias, entre maio e junho de 2020

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A atividade de restaurantes e estabelecimentos afins fica liberada para atendimento exclusivamente na modalidades delivery. Está proibido drive-thru e take away (ou retirada). Os pagamentos deverão, preferencialmente, ser realizados por métodos eletrônicos e as máquinas de pagamento deverão estar envelopadas com filme plástico e higienizadas a cada uso.

Em Fortaleza, denúncias de descumprimento do decreto poderão ser feitas pelo site Denúncia Agefis, pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS).

Erramos: a versão anterior desta matéria informava equivocadamente que drive-thru e retirada seriam permitidos, mas as modalidades foram vetadas no novo decreto.

Lockdown em Fortaleza

Fortaleza entrou em 14 dias de lockdown a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03). Na quinta, 4, o decreto com as regras sobre o que funciona na Cidade foi divulgado. O isolamento social rígido vale a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03) até 18 de março (18/03).

Veja as regras para as várias atividades:

Entenda o novo lockdown decretado em Fortaleza

O lockdown em Fortaleza começa a partir da meia-noite (0 hora) de sexta-feira, 5. É a segunda vez que o confinamento é adotado na capital cearense. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira, 4, em pronunciamento nas redes sociais, pelo governador Camilo Santana (PT) ao lado de José Sarto (PDT), prefeito da cidade, e do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

No novo decreto, os setores da indústria e da construção civil foram considerados essenciais pelo Governo do Estado e, portanto, não devem ter as atividades interrompidas. Durante o período, a serem mantidas as regras anteriores, academias e igrejas não podem abrir ao público. Serviços e estabelecimentos poderão funcionar desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo.

A medida ocorre após a imposição de dois toques de recolher. O primeiro limitou a circulação entre 22h e 5 h em todo o Estado. Depois, as autoridades estaduais ampliaram a restrição para o período de 20h às 5h, durante a semana. Aos fins de semana, a proibição começava mais cedo.

Apesar do lockdown em Fortaleza, também adotado por outros municípios, todo o Estado segue sob o decreto que impõe toque de recolher, reduz o horário de funcionamento de estabelecimentos e limita a circulação nos espaços públicos.

Vídeos sobre o lockdown em Fortaleza

Mais sobre lockdown

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags