Primeiro lockdown em Fortaleza durou 24 dias, entre maio e junho de 2020

Fortaleza foi a segunda capital brasileira a instaurar o lockdown no ano passado, que começou em 8 de maio de 2020 e continuou por 24 dias, encerrando-se em 1º de junho, com o início do plano de retomada econômica do Estado

Um segundo lockdown em Fortaleza foi decretado nesta quarta-feira, 3, pelo prefeito José Sarto (PDT) e pelo governador estadual Camilo Santana (PT). A medida entra em vigor na sexta-feira, 5 de março, e permanece até o dia 19 do mesmo mês. Como dito por Camilo em transmissão ao vivo, a Capital enfrenta um aumento significativo nos números da Covid-19, se caracterizando como um epicentro da pandemia no Estado.

Há quase um ano, em março de 2020, o Brasil e o Ceará notificavam seus primeiros casos da doença e iniciavam a quarentena. No Estado, os três primeiros casos foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) em 15 de março, seguidos da primeira morte no dia 26 do mesmo mês. A vítima foi José Maria Dutra, de 72 anos, idoso com diabetes. Poucos dias antes, a mesma pasta anunciou os primeiros registros de transmissão comunitária, ou seja, ocorridas na própria Cidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em maio, veio o primeiro lockdown na Capital. No dia 8, começaram os bloqueios mais rígidos em Fortaleza. De lá para cá, Camilo mudou de companhia nas transmissões ao vivo, mas uma constante pode ser percebida: o alarme quanto às limitações do sistema de saúde. “Mesmo com todo esforço nosso, o sistema de saúde tem chegado ao limite. Portanto já há uma necessidade recomendada por todos os especialistas de implantarmos medidas mais rígidas”, disse ele à época.

Fortaleza foi a segunda capital brasileira a instaurar o lockdown, que continuou ativo por 24 dias, encerrando-se em 1º de junho, com o início do plano de retomada econômica do Estado.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown fortaleza distanciamento social covid-19 fortaleza isolamento social covid-19 fortaleza novo lockdown fortaleza segundo lockdown fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar