Grammy 2026: veja artistas com recorde de indicações e vitórias
Grammy já premiou milhares de musicistas, entre dezenas de categorias. Certos nomes se repetem entre indicações e vitórias; veja os recordistas
18:00 | Fev. 01, 2026
Marcada para este domingo, 1º, a 68ª cerimônia do Grammy irá laurear as melhores obras lançadas entre setembro de 2024 e agosto de 2025. Organizado pela americana Academia de Gravação, o evento é amplamente reconhecido como “a maior noite da música”.
Ao longo de sua trajetória, o Grammy já premiou milhares de musicistas e obras, distribuídos entre dezenas de categorias. Certos nomes da indústria se repetem entre indicações e vitórias, gerando recordes significativos.
Beyoncé, U2, Quincy Jones, Jay-Z, Billie Eilish e Michael Jackson são alguns dos atos musicais que figuram. Veja a seguir os principais recordes do Grammy.
Quem venceu mais Grammys?
A texana é a artista com mais vitórias no Grammy em toda a história da premiação. Ela possui 35 estatuetas, incluindo três conquistadas como parte do grupo Destiny’s Child e uma conquistada como parte do The Carters, duo musical trabalhado em 2018 ao lado do marido, Jay-Z.
Em segundo lugar, vem o maestro húngaro-britânico de orquestra e ópera Georg Solti (1912–1997), com 31 vitórias. Dividem a terceira posição os americanos Quincy Jones e Chick Corea, com 28 estatuetas cada.
Saindo do aspecto de artistas solo, a banda U2 é o ato grupal que mais venceu o Grammy. Ao todo, a banda irlandesa conhecida por “Sunday Bloody Sunday” e “Beautiful Day” acumula 22 estatuetas em sua carreira.
Na sequência, vêm Foo Fighters (com 15 vitórias) e Alison Krauss & Union Station (com 14).
E quem venceu mais Grammys em uma única noite?
Ser um artista com mais vitórias já é algo significativo, mas conquistar diversas categorias em uma única noite supera as expectativas. O rei do pop, Michael Jackson, e a banda de rock Santana são os únicos a alcançar tal feito.
Na cerimônia de 1984, Michael estava indicado em 12 categorias, das quais venceu oito, incluindo álbum do ano, pelo majestoso “Thriller”. 16 anos depois, em 2000, Santana venceu oito das 10 categorias em que estava indicada. A banda também conquistou álbum do ano, pelo “Supernatural”.
Quem é o artista mais novo a vencer um Grammy?
Em 2002, a trilha sonora do filme “Irmão, Onde Estás?”, composta por diversos artistas, venceu álbum do ano no Grammy. Entre os laureadores estavam as irmãs Peasall — Leah, Hannah e Sarah, que tinham 8, 11 e 14 anos, respectivamente, quando venceram a categoria.
Primogênita de Beyoncé e Jay-Z, Blue Ivy Carter é a vencedora individual mais jovem. Ela tinha 9 anos quando ganhou seu primeiro Grammy em 2021, após ser creditada na música “Brown Skin Girl” de sua mãe, lançada em 2019.
Paralelamente, Billie Eilish é a artista mais jovem a vencer álbum do ano. Ela tinha 18 anos e 39 dias quando seu disco de estreia, “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, conquistou o comitê do Grammy, em 2020.
No mesmo ano, Billie também venceu gravação do ano, pelo hit global “Bad Guy”. Ela se tornou a mais nova a conquistar a categoria.
Um ano depois, a americana venceu a categoria novamente, com “Everything I Wanted”, ficando em segundo lugar no ranking do recorde.
Antes de Billie, Taylor Swift era a mais nova a ter o álbum do ano. 10 anos antes, em 2010, seu disco “Fearless” foi premiado. Ela tinha 20 anos e 49 dias.
E o artista mais velho?
O pianista americano Pinetop Perkins venceu, em 2011, a categoria de melhor álbum de blues tradicional, aos 97 anos e 221 dias de vida. Ele é o artista mais velho a vencer um Grammy na história, até o momento.
Nascido em julho de 1913, Pinetop morreu pouco mais de um mês após a vitória no Grammy.
Na sequência, vem o cantor de jazz e pop tradicional Tony Bennett, que morreu em julho de 2023, após intensa batalha contra o Alzheimer. Em abril de 2022, quando o cantor tinha 95 anos e 243 dias, ele venceu o Grammy de melhor álbum pop tradicional por “Love for Sale”, junto de Lady Gaga.
Qual o álbum mais laureado no Grammy?
Em consonância com o recorde de mais vitórias em uma única noite, o álbum “Supernatural”, da banda Santana, é também o disco mais vitorioso do Grammy. Na cerimônia de 2000, foram nove vitórias. São elas:
- Álbum do ano
- Gravação do ano, por “Smooth”
- Canção do ano, por “Smooth”
- Melhor performance pop por duo ou grupo, por “Maria Maria”
- Melhor colaboração pop, por “Smooth”, com Rob Thomas
- Melhor performance pop instrumental, por “El Farol”
- Melhor performance rock por duo ou grupo, por “Put Your Lights On”
- Melhor performance rock instrumental, por “The Calling”
- Melhor álbum de rock
Com oito vitórias cada, três álbuns ocupam o segundo lugar no ranking dos mais laureados: “Thriller”, de Michael Jackson, “How to Dismantle an Atomic Bomb”, da banda U2, e “Genius Loves Company”, de Ray Charles.
Vale pontuar que um mesmo álbum pode receber um número de vitórias que não corresponde necessariamente ao artista/ao grupo. A banda Santana, por exemplo, recebeu apenas oito dos nove Grammys de “Supernatural”, pois uma das vitórias não foi endereçada especificamente à banda.
Quem é o artista mais indicado ao Grammy?
Em termos de indicação, Beyoncé também lidera recordes do Grammy. Com 99 nomeações, ela é a artista mais reconhecida pela premiação. Em segundo lugar vem seu marido, Jay-Z, com 89 indicações ao todo.
Já considerando o maior número de indicações em uma única noite, Michael Jackson e o produtor musical Babyface encabeçam a lista. Cada um deles recebeu 12 indicações em um só ano. Depois, vêm Kendrick Lamar, Jon Batiste e Beyoncé, com 11 indicações em uma cerimônia, cada um.
Ainda, o disco que recebeu mais indicações é o “SOS Deluxe: Lana”, da cantora SZA, com 14. Na sequência, vêm “Thriller”, de Michael Jackson (com 13); “The Dude”, do Quincy Jones (12); e “Cowboy Carter”, de Beyoncé (11).