PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Samba, rock e MPB: confira os lançamentos mais recentes da música brasileira

Passados seis meses de 2020, sendo os três últimos em quarentena, listamos as produções nacionais que foram lançadas neste período para você acompanhar

Lillian Santos
16:39 | 30/06/2020
Segundo álbum de carreira da cantora e compositora Luana Carvalho, "Baile de Máscara" é uma homenagem da artista à mãe, Beth Carvalho, que faleceu em abril de 2019 (Foto: Ana Alexandrino / Divulgação)
Segundo álbum de carreira da cantora e compositora Luana Carvalho, "Baile de Máscara" é uma homenagem da artista à mãe, Beth Carvalho, que faleceu em abril de 2019 (Foto: Ana Alexandrino / Divulgação)

Artistas, músicos e bandas de todo o Brasil têm criado durante este período de pandemia. Mesmo em isolamento e sem poder realizar shows e apresentações para divulgar as novas produções, as lives trouxeram uma nova e desafiadora experiência para os artistas nacionais.

Leia mais | Da MPB ao sertanejo, confira os lançamentos nacionais para ouvir na quarentena

Realizado no último dia 3 de junho, o cantor Tiago Iorc aproveitou para lançar sua mais recente música “Você Pra Sempre em Mim”, durante uma transmissão online no seu canal do Youtube. O lançamento da canção contou com uma novidade interativa: a capa do single é uma fotografia de Gabriel Frank, fotógrafo cearense que venceu a votação virtual para escolher a imagem que daria forma à canção. Com todas as etapas de produção realizadas remotamente, a banda Scalene gravou o EP “Fôlegocom os integrantes isolados em suas casas.

A distância física também não foi problema para que videoclipes fossem produzidos e gravados durante o isolamento social. Divulgado no início deste mês, o grupo cearense Nóis de Teatro lançou “Ainda Vivas”, regravação da canção que dá nome à uma peça do grupo teatral, o clipe contou com a participação de mais de 70 artistas e aborda questões raciais e sociais. Já o músico cearense Samiro lançou “Leoa”, com a participação da atriz e produtora Lígia Nântua, que gravou e dirigiu o clipe em sua própria residência.

No mês de abril, publicamos uma listagem com os lançamentos da música nacional nos três primeiros meses do ano. Passados seis meses de 2020, sendo os três últimos em quarentena, listamos as produções nacionais que foram lançadas neste período para você acompanhar.

Confira lista com os lançamentos mais recentes da música nacional:

Adriana Calcanhotto
Divulgado durante um festival virtual, a cantora brasileira Adriana Calcanhotto lançou um álbum sobre a quarentena. Com nove faixas, o disco traz também uma canção em parceria com Dennis DJ. 
Ouça “Só" aqui

Alceu Valença
Em parceria com a Orquestra Ouro Preto, o cantor pernambue os músicos gravaram, em isolamento, o videoclipe de "Tomara", canção que compõe o projeto Valencianas em Casa. 
Assista "Tomara" aqui

André Balboni
Inspirado no livro “Grande Sertão: Veredas”, do escritor João Guimarães Rosa, o cantor e compositor André Balboni lançou o disco “Ser-Tão”, que reúne as melodias da música clássica com a música popular brasileira. O disco foi gravado com participação do Quadril Quarteto de Cordas.
Ouça “Ser-Tão” aqui

Art Popular
Considerado uma dos grupos de pagodes mais populares e importantes desde a década de 1980, Art Popular lançou uma nova versão do sucesso "Temporal".
Ouça “Temporal” aqui

Ara Ketu
Com participação do cantor Avine Vinny, o grupo Ara Ketu lançou uma nova versão da música “Praça da Paixão”. Com mais de 40 anos de trajetória, o grupo baiano se reuniu com o forrozeiro para regravar a faixa em novo ritmo.
Ouça "Praça da Paixão" aqui

BaianaSystem
Lançado em abril, disco ao vivo de Gilberto Gil em parceria com a banda BaianaSystem traz sete faixas dançantes e representativas. O álbum "Gil Baiana Ao Vivo em Salvador" foi gravado em um encontro dos artistas baianos em novembro 2019. 
Ouça "Gil Baiana Ao Vivo em Salvador" aqui

Caio Castelo
Terceira parte do projeto “Pontes de Vidro”, o música cearense Caio Castelo lançou seu mais novo EP no início de maio. 
Ouça “Pontes de Vidro - parte 3” aqui

Carol Biazin
Complementando o EP "Sem Filtro", que já conta com três faixas, a cantora Carol Biazin lançou o single “Metade”. Gravado com banda formada somente por mulheres, a jovem compositora paranaense traz elementos do pop em canções autorais. 
Ouça "Metade" aqui

Coletânea Digital Sound CE
Produzida por jovens músicos do interior e da Capital, a coletânea Digital Sound traz dez faixas nos ritmos do rap, trap, boom bap, funk. 
Ouça aqui

Dani Black
Com gravações do show realizado em 2019 no Teatro Tucarena, em São Paulo, o cantor paulista Dani Black lançou o projeto audiovisual “Frequência Rara”. Com participações de Fabio Brazza, Mariana Nolasco e Maria Gadú, o registro tem direção de Rafael Kent. 
Assista “Frequência Rara Ao Vivo” aqui

Fellipe Lustosa
Cantor cearense, Fellipe Lustosa lançou o single “Melhor Que Droga”, terceira canção que integra o Projeto Solo.
Ouça “Melhor Que Droga” aqui

Gabriel Elias
Ainda em clima de São João, o músico mineiro Gabriel Elias lançou o single “Fruta Doce”, que mescla ritmos do reggae com o forró. A canção faz parte do segundo álbum de carreira do cantor, “"Música Pra Curar Brasileira" com lançamento previsto para novembro.
Ouça "Fruta Doce" aqui.

Gabriel O Pensador
Em parceria com Ponto de Equilíbrio e Gabz, Gabriel O Pensador lançou o videoclipe de "Vamo Aí". O novo single do artistas traz elementos do reggae e do rap e reflete sobre opressão e o preconceito. 
Ouça "Vamo Aí" aqui

Getúlio Abelha
Integrando o álbum “Marmota”, o cantor e performer Getúlio Abelha lançou em maio o single “Sinal Fechado”. Com influências do brega nordestino, a música retrata as confusões nos relacionamentos. 
Assista "Sinal Fechado" aqui

Gilberto Gil
Lançado em comemoração ao aniversário de 78 anos, o músico brasileiro Gilberto Gil divulgou uma regravação da canção “Andar com Fé”. Com participações especiais que vão de Milton Nascimento a Stevie Wonder, a clipe traz mensagens de fé e esperança.
Assista “Andar com Fé” aqui

Gustavo Bertoni
Vocalista da banda Scalene, Gustavo Bertoni lançou na última sexta-feira, 26, o single "Waves". Primeira música do terceiro álbum solo do artista, a canção tem influências do folk e indie. O disco “The Fine Line Between Loneliness and Solitude” está previsto para ser lançado em julho.
Ouça “Waves” aqui

Isabela Serpa
A cantora e multi-instrumentista cearense Isabela Serpa lançou o single “Só Brincou De Me Amar”, seu primeiro trabalho autoral. Em parceria com Léo Carvalho, a canção traz elementos da cultura nordestina.
Ouça “Só Brincou De Me Amar” aqui

Kell Smith
Com seis canções autorais, a cantora Kell Smith, natural de São Paulo, lançou o segundo álbum de estúdio “O Velho e Bom Novo", que mistura MPB, reggae e outros gêneros. 
Ouça “O Velho e Bom Novo" aqui

Lídia Maria
Em parceria com o sanfoneiro Chambinho do Acordeon, a cantora cearense Lídia Maria lançou o videoclipe de “Vai Ter Animação”, que celebra o São João.  
Assista "Vai Ter Animação" aqui

Luana Carvalho
Segundo álbum de carreira da cantora e compositora Luana Carvalho, “Baile de Máscara” é uma homenagem da artista à sua mãe, Beth Carvalho, que faleceu em abril de 2019. Nas seis canções que compõem o disco, a cantora transita entre o samba, o MPB e o carnaval.
Ouça Baile de Máscara aqui

Ludmilla
A cantora Ludmilla, conhecida pelos hits de funk, lançou o EP de pagode “Numanice”. Com seis faixas, sendo quatro inéditas e duas regravações, a cantora divulgou o novo trabalho durante uma transmissão online. 
Ouça “Numanice” aqui

Magi
A cantora e compositora cearense Magi lança clipe de single "Teu Bloco" em parceria com o Órbita Bar, lançado no início de maio que compõe o Projeto Solo
Ouça “Teu Bloco” aqui

Mateus Fazeno Rock
Com disco de estreia lançado no fim de abril, o cantor e compositor cearense Mateus Fazendo Rock lançou o álbum "Rolê nas Ruínas", que tem inspirações de grunge, funk e reggae. 
Ouça "Rolê nas Ruínas" aqui

Mariene de Castro
A cantora baiana Mariene de Castro lançou o forró "Caxixi (Bonitinha)" que homenageia o ritmo tipicamente nordestino. Composição feita por Roque Ferreira, a canção relembra os sons marcantes do São João.
Ouça “Caxixi (Bonitinha)” aqui

Marisa Monte
Entre imagens e sons, a cantora Marisa Monte lançou o material audiovisual “Cinephonia”. Guardadas durantes anos, Marisa dividiu os produtos em três fases: “Memórias - Ao Vivo” de 2001, “Hotel Tapes - Ao Vivo” de 1996 e “Princípios - Ao Vivo” de 1989 a 1992. Este último traz uma canção em parceria com Ed Motta e foi disponibilizado no streaming na última semana.
Ouça “Princípios” aqui

Mastruz com Leite
No clima dos festejos juninos, a banda de forró Mastruz com Leite lançou o single “Arraiá Virtuá”, que fala sobre festa, mas também reforça as indicações de isolamento social. 
Ouça “Arraiá Virtuá” aqui

Marvin Arcanjo
Compondo o Projeto Solo, o cantor e compositor Marvin Arcanjo lançou a música “Bossa Nova” que traz referências do rap e trap. 
Ouça "Bossa Nova" aqui

Morris
Segmentado em três partes, o cantor e compositor paulistano Morris lançou, na última semana, o single “Exausta”. Em parceria com Alice Coutinho, a canção que faz parte do seu segundo disco: “Homem Mulher Cavalo Cobra”.
Ouça "Exausta" aqui

Mulher Barbada
Integrante do Coletivo As Travestidas, a drag queen cearense Mulher Barbada lançou o primeiro projeto autoral “BÁRBARA!”, com o single “Ressaca”. 
Ouça “Ressaca” aqui

Nóis de Teatro
Lançado em uma live no Youtube no dia 1° de junho, o grupo Nóis de Teatro lançou videoclipe produzido durante isolamento social da canção "Ainda Vivas”. 
Assista "Ainda Vivas” aqui

Orlângelo Leal
Segundo single do ator, compositor e músico Orlângelo Leal, “Vontade de Tu” foi lançado no Dia dos Namorados, 12 de junho, em uma live especial
Ouça "Vontade de tu" aqui

Oswaldo Montenegro
Cantor e compositor brasileiro, Oswaldo Montenegro lançou na última semana a canção “Nossas Histórias”. A música é tema da websérie “Nossas Histórias”, que narra as histórias que a flautista Madalena Salles, parceira musical de Montenegro há mais de 40 anos, viveu com o músico.
Ouça “Nossas Histórias” aqui

Rincon Sapiência
Com videoclipe gravado pelo próprio artista, o rapper brasileiro Rincon Sapiência lançou o single “Quarentena”, que retrata desigualdades sociais e anseios pessoais no enfrentamento à pandemia
Assista "Quarentena" aqui

Rodrigo Vellozo
Gravado com participação do pai, Benito Di Paula, Rodrigo Vellozo lança a canção “Lágrimas No Meu Sorriso”, em homenagem ao irmão de Rodrigo, que faleceu no ano passado. Composição de Romulo Fróes, a música ganhou um videoclipe com memórias da família. 
Ouça “Lágrimas No Meu Sorriso” aqui

Samiro
Grupo cearense Samiro lançou a nova música “Leoa”, com videoclipe gravado em isolamento. A canção tem direção e produção da modelo Lígia Nântua, co-produção de Bárbara Cecília e edição de Leo Mamede. 
Ouça “Leoa” aqui

Scalene
Produzido em quarentena, a banda brasiliense Scalene lançou o EP “Fôlego”, com cinco faixas que complementam o disco "Respiro", de 2019.
Ouça "Fôlego" aqui

Tiago Iorc
Lançado no dia 3 de junho, o cantor brasiliense Tiago Iorc divulgou o videoclipe da música “Você Pra Sempre Em Mim”, que traz a fotografia do cearense Gabriel Frank, como capa do single do músico. 
Ouça “Você Pra Sempre Em Mim" aqui

Tuyo
Revisita a canção de 2018, o trio curitibano Tuyo lançou um videoclipe com ilustrações digitais da canção “Sem Querer”, que compõe o disco "Pra Curar", lançado em 2018. 
Assista “Sem Querer” aqui

Versalle
Formada em Rondônia, a banda de pop rock Versalle lança o single “Só”, que fará parte do EP "Sessão de Inverno". Com influências do indie, folk e pop rock, a banda irá lançar outras duas novas faixas que compõem o EP nos próximos meses.
Ouça “Só” aqui

Victoria Saavedra
Colombiana radicada em São Paulo, a cantora Victoria Saavedra lançou o single "Peripécias", que mescla os ritmos afro-colombiano, samba, reggae e congo.
Ouça "Peripécias" aqui

Wilson Simoninha
Filho do músico brasileiro Wilson Simonal, que faleceu há 20 anos, Wilson Simoninha regravou a canção “Correnteza”. A canção conta com a participação do pianista Antonio Adolfo, um dos compositores da música, junto com Tibério Gaspar.
Assista “Correnteza” aqui

Xavier
Radicado no Ceará, o músico Xavier lançou o videoclipe de seu mais novo single "Algo Que Nem É Seu", com gravação e direção da artista visual cearense Patrícia Araújo
Ouça "Algo Que Nem É Seu" aqui

Zeferina
Pesquisadora e cantora brasileira, Zeferina lançou o mini álbum “Mistério de Nanã”, com dois singles já divulgados.
Ouça "Mistério de Nanã" aqui

Ouça o Podcast Vida&Arte: