Participamos do

Radicado no Ceará, Xavier lança single de primeiro trabalho solo na sexta-feira, 5

O videoclipe da canção "Algo Que Nem É Seu", que fala sobre o processo de mudança e relações, é ambientado na floresta de Juquitiba. A obra foi gravada e dirigida pela artista visual cearense Patricia Araujo
18:14 | Jun. 03, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Músicas que não dialogam, mas se conectam de alguma forma, em uma mistura de gêneros e letras que refletem significações parecidas. É com essa ideia que o cantor Xavier - criado no Ceará e autodeclarado cearense -, lança o primeiro single de seu trabalho solo de estreia, a "Mixtape Mormaço". A canção Algo Que Nem É Seu será lançada na próxima sexta-feira, 5, junto com seu videoclipe, em todas as plataformas digitais.

Com quatro faixas, o trabalho é definido por Xavier como uma mixtape, pela ideia da criação de uma playlist. “Acho que o conceito principal é a ideia da playlist. Não chamo de EP porque queria brincar com a ideia do agora, das produções caseiras, de guerrilha, do cara gravar a fita. Eu tenho essa memória afetiva do Ceará, de quando eu encomendava fita”, explica o cantor, que dentre outros projetos, participou da banda cearense Soul Zé.

LEIA TAMBÉM | Caio Castelo comenta terceira parte do projeto Pontes de Vidro

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em São Paulo desde 2003, Xavier ressalta que a memória do Ceará ainda é presente. Com canções de vários gêneros, “Mormaço” faz alusão à neblina quente e úmida, comum em terras cearenses. Segundo o cantor, é um fenômeno que ele identifica em todo o Estado.

“Se você está na cidade, no sertão, na serra, no litoral, tem uma coisa em comum — além do calor — que é o mormaço. E eu quis trazer um pouco desse clima quente, úmido, e que ao mesmo tempo reflete a chuva. No Ceará, a gente reza pela chuva. Eu quis brincar um pouco com isso. Também são músicas dançantes, que tem uma melancolia, que eu considero a melancolia do sertão”, ressalta.

 

O videoclipe da canção Algo Que Nem É Seu, que fala sobre o processo de mudança e relações interpessoais, é ambientado na floresta de Juquitiba, em São Paulto, e foi gravado e dirigido pela artista visual cearense Patricia Araujo.

“Ela gravou todo o clipe no celular, porque a gente queria essa textura VHS. É preto e branco, com um clima mais intimista, vai falando dessas coisas de recomeço, ciclos, relações… É uma sequência de imagens, com devaneios, déjà vu, sonhos… É contraste, texturas, as paisagens com os bugs digitais. Paisagens que vão retornando…”.

Com família cearense e criado no Estado, Xavier nasceu em Marília, em São Paulo, mas veio para o Ceará em seu primeiro ano de vida, em 1981. Morou em Juazeiro do Norte, Sobral e, enfim, Fortaleza, onde permaneceu até 2003. 

Serviço

Lançamento de primeiro single de Mixtape Mormaço

Quando: sexta-feira, 5

Onde: em seu canal do Youtube

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar