Cursos gratuitos de tecnologia estão com 424 vagas abertas até 23 de dezembro

As oportunidades são ofertadas pelo ciclo do programa Avanti Bootcamp 2026. O estudo é realizado de forma online e explora sete áreas de tecnologia

08:35 | Dez. 16, 2025

Por: Isabella Pascoal
Os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos e estarem matriculados em um curso de nível superior (Foto Joao Filho Tavares O Povo) (foto: João Filho Tavares)

As inscrições para uma das 424 vagas do ciclo Avanti Bootcamp 2026 estão abertas até o próximo dia 23 de dezembro. O programa é gratuito e realizado pelo Instituto Atlântico para capacitação tecnológica em parceria com a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

São 80 horas de formação online e distribuídas em dois meses. O programa é destinado a estudantes universitários e profissionais em início de carreira.

As sete trilhas formativas incluem: Ciência de Dados, Experiência do Usuário, Machine Learning, Liderança e Gestão Ágil, Quality Assurance, Desenvolvimento Full Stack e DevOps.

Com duração de oito semanas, o programa inclui atividades práticas, mentorias e o nosso tradicional Demoday.

Os alunos com os melhores desempenhos do Bootcamp poderão avançar para a Residência Técnica, com chance de concorrer a estágios remunerados com foco na aplicação prática do conteúdo.

Além de, ao fim, os participantes que tenham, no mínimo, 75% de presença e média final igual ou superior a 7 receberão certificado de conclusão.

As inscrições podem ser feitas no site do Avanti Bootcamp e os alunos selecionados serão conhecidos no dia 12 de janeiro.

O período de matrículas vai de 12 a 19 de janeiro de 2026 e o início das aulas (onboarding) está marcado para o dia 29 de janeiro de 2026.

Marcela Cox, gerente de Projeto do Atlântico Avanti Bootcamp, comenta que a partir do programa os alunos podem conectar seu potencial pessoal às demandas do mercado.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso à formação tecnológica de qualidade e fomentar novos talentos para a transformação digital do País”, explica.

Sobre o Instituto Atlântico

O Atlântico é uma organização sem fins lucrativos que, há mais de 20 anos, trabalha com tecnologia, criando soluções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Seu foco está principalmente nos setores de indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0.

Criado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPQD) e pela Padtec, o Atlântico tem sede em Fortaleza (CE) e atua tanto no Brasil quanto no Exterior.

A instituição desenvolve pesquisas, projetos de inovação e ações educacionais, impulsionadas por programas e leis que incentivam o avanço tecnológico no País, como a Lei de Informática e a Lei do Bem.

Além do mercado brasileiro, o Atlântico também está nos Estados Unidos e no Canadá, oferecendo soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas em fase de crescimento acelerado.

O Atlântico também frisa que apoia o empreendedorismo, acelerando startups e investindo na criação de novos negócios de base tecnológica.

Na área de educação, atua por meio da marca Avanti, oferecendo cursos gratuitos em tecnologias emergentes e formações especializadas para quem busca se qualificar e se destacar no mercado de tecnologia.

Cursos ofertados 

  • Ciência de Dados: 70 vagas (23 vagas reservadas para ações afirmativas)
  • Desenvolvimento Full Stack: 70 vagas (23 vagas reservadas para ações afirmativas)
  • Machine Learning: 48 vagas (16 vagas reservadas para ações afirmativa)
  • DevOps: 70 vagas (23 vagas reservadas para ações afirmativas)
  • Experiência do usuário: 48 vagas (16 vagas reservadas para ações afirmativa)
  • Liderança e Gestão Ágil: 48 vagas (16 vagas reservadas para ações afirmativa)
  • Quality Assurance: 70 vagas (23 vagas reservadas para ações afirmativas)

Serviço 

  • Inscrições: até as 23 horas e 59 minutos do dia 23 de dezembro
  • Onde: realizadas exclusivamente pela internet por meio do formulário online de inscrição
  • Total de vagas: 424 vagas com reservas para identidade de gênero, raça e etnia e orientação afetiva-sexual.
  • Período de matrículas: 12 a 19 de janeiro de 2026
  • Mais informações: pelo edital ou site oficial do programa 

Setor de tecnologia promove inclusão de jovens por meio de cursos rápidos | Juventude Digital