Lucero sofre queda técnica e amarga atuações ruins desde retorno de lesão

Lucero sofre queda técnica e amarga atuações ruins desde retorno de lesão

Centroavante argentino já é o artilheiro tricolor em 2025, mas tem desempenho técnico ruim desde agosto do ano passado. Clube busca novo atacante no mercado da bola

Autor do único gol do Fortaleza na derrota por 2 a 1 para o Ceará, no Clássico-Rei do último sábado, 8, pelo Campeonato Cearense, Juan Martín Lucero já é o artilheiro tricolor neste início de temporada 2025, mas tem apresentado uma queda técnica desde que retornou de lesão, no segundo semestre do ano passado.

Em agosto de 2024, o atacante argentino ficou fora de quatro partidas devido a um edema muscular na coxa direita. Retornou no dia 25 daquele mês, após pouco mais de 30 dias longe dos gramados, e balançou as redes na vitória por 3 a 1 sobre o Rosario Central-ARG, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Foi o último gol do camisa 9 na temporada passada. Ainda assim, terminou o ano como artilheiro do Leão: 23 tentos em 63 partidas.

O jejum só foi encerrado no último dia 23 de janeiro, na estreia em 2025, com o triunfo por 2 a 0 sobre o Moto Club-MA, pela Copa do Nordeste. El Gato ainda marcou duas vezes na goleada por 7 a 0 sobre o Cariri e anotou o gol de honra contra o Ceará. Em seis partidas neste ano, balançou as redes quatro vezes — duas de pênalti.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar da boa média neste início de ano, o recorte geral aponta uma queda de rendimento do atacante, muito em razão do longo período sem deixar sua marca (17 partidas). Em 24 jogos desde a recuperação da contusão, Lucero marcou cinco gols e deu duas assistências. Nos 24 confrontos anteriores à lesão, entre Sul-Americana, Nordestão e Série A, o argentino tinha anotado 13 tentos e contribuído com um passe direto para gol.

Para além dos números, El Gato também tem mostrado desempenho abaixo do esperado com a bola rolando. O camisa 9 não tem conseguido fazer associações com os companheiros de ataque e dar sequência a algumas jogadas, com erros de passes e tomadas de decisão erradas. A pontaria também não está tão afiada como em outros tempos, com chances claras desperdiçadas. Contra Sport e Ceará, rivais de maior nível, Lucero também não foi tão municiado pelo setor de criação.

As estatísticas de Lucero em 2025

De acordo com o Sofascore, em dois jogos pela Copa do Nordeste (Moto Club e Sport), o centroavante argentino acertou 79% dos passes, tem média de 2,5 chutes a gol por partida (1,5 na direção da meta), ganhou 38% dos duelos aéreos e venceu 36% das disputas de bola.

Já no Campeonato Cearense, em três duelos, também segundo o Sofascore, foram 68% dos passes certos, média de 2,7 finalizações por confronto (1,3 em direção do gol), 67% dos embates aéreos vencidos e 57% de aproveitamento nas disputas de bola com os adversários.

Concorrência no elenco e busca por centroavante

Em meio à queda de desempenho de Lucero, o Fortaleza monitora o mercado da bola para tentar contratar outro centroavante até o fechamento da janela de transferências, no próximo dia 28. O objetivo é encontrar um nome com condições de concorrer por posição com El Gato.

No elenco, o reserva imediato do argentino é Renato Kayzer, que disputou 38 jogos pelo Tricolor desde que retornou, em abril do ano passado, e marcou sete gols. Na atual temporada, o camisa 79 entrou em campo cinco vezes e balançou as redes em duas ocasiões, ambas na vitória por 3 a 1 sobre o Horizonte, pelo Estadual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar