Oscar 2026: em quais categorias 'O Agente Secreto' pode ser indicado?
Longa de Kleber Mendonça Filho busca repetir feito de "Ainda Estou Aqui", mas no cenário otimista pode receber mais indicações. Veja quais:
Com a promessa de levar o Carnaval para Los Angeles, “O Agente Secreto” representa a melhor chance do Brasil no Oscar 2026, que irá revelar a lista oficial de indicados nesta quinta-feira, 22.
Seguindo o formato de outros anos, a divulgação será feita em uma transmissão ao vivo com alcance global.
A entrega das estatuetas do Oscar 2026 será realizada no dia 15 de março, às 20 horas, com transmissão ao vivo pela ABC e exibição simultânea em plataformas digitais.
A seguir, veja em quais cenários e categorias “O Agente Secreto” pode ser indicado:
Oscar 2026: O Agente Secreto mira na categoria de Melhor Filme Internacional
O cenário mais certo para “O Agente Secreto” no Oscar 2026 é a indicação em Melhor Filme Internacional. Esta seria a 6ª indicação do Brasil, após a vitória histórica de “Ainda Estou Aqui” na edição passada.
O filme ainda não é favorito a vencer na categoria, mas chega bastante competitivo, principalmente após as vitórias no Festival de Cannes em 2025: Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Direção e Wagner Moura foi laureado com Melhor Ator.
A trajetória de Kleber Mendonça Filho na competição tem sido de ascensão após o boicote sofrido por “Aquarius”, preterido como representante do Brasil no Oscar de 2017. A situação repetiu-se em 2020, após seu longa “Bacurau” ter vencido o Prêmio do Júri no Festival de Cannes do ano anterior.
Dessa vez, o principal competidor interno de “O Agente Secreto” foi “Manas”, dirigido por Mariana Brennand, que parecia o favorito a ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema.
Saindo como vitorioso e escolhido, a campanha em torno do filme precisou se intensificar, com Kleber Mendonça Filho promovendo sessões internacionais do longa, buscando posicioná-lo como concorrente na categoria de Melhor Filme Internacional.
É justamente nessa categoria que veículos como a Variety e o Gold Derby apostam que o filme será indicado, competindo contra “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi, e “Valor Sentimental”, de Joachim Trier.
Leia mais
Oscar 2026: quais são os outros cenários para O Agente Secreto na competição?
O segundo cenário de O Agente Secreto na competição é a indicação em Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura). É o cenário que a imprensa especializada espera, atualmente, impulsionado pela vitória de Wagner Moura no Globo de Ouro.
Se Wagner Moura não for indicado, será um choque, considerando que sua indicação é quase certa pela maior parte dos veículos internacionais. O movimento pode sinalizar que Hollywood está se fechando para filmes estrangeiros, em consonância com o atual cenário político do país de valorização de obras e produtos norte-americanos.
O terceiro cenário é repetir o feito histórico do “Ainda Estou Aqui” e conseguir uma indicação também em Melhor Filme. Seria apenas a segunda vez de um filme brasileiro, falado em português, indicado, um ano após o filme do Walter Salles ser o primeiro.
Leia mais
O cenário mais positivo de todos é receber ainda uma indicação em Melhor Roteiro Original. Seria histórico, sendo esta a primeira vez que um filme brasileiro recebe essa indicação. É uma designação difícil, mas pode acontecer, considerando que “Foi Apenas um Acidente” e “Valor Sentimental” estão sendo considerados apostas para a categoria segundo a plataforma Gold Derby.
Oscar 2026: Quais indicações podem surpreender?
Além das indicações em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original, “O Agente Secreto” pode surpreender com outras indicações — ainda que a competição tenha um perfil que não abre margem para tantas surpresas.
Uma delas é de Melhor Elenco para Gabriel Domingues, responsável por reunir um elenco formado por colaboradores de Kleber Mendonça Filho, como Carlos Francisco, Udo Kier e Tomás Aquino, junto a atores consagrados do cinema nacional como Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes e Roberto Diógenes.
A outra indicação surpresa, que se tornou um destaque nas críticas internacionais, seria para a atriz Tânia Maria como Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Dona Sebastiana.
A atriz, que já tinha feito uma ponta para Bacurau, conquistou o público como a dona de um prédio que recebe exilados políticos, como o personagem interpretado por Wagner Moura. (Colaborou Arthur Gadelha)