Adail sobre o futuro do PDT: 'Vamos nos preocupar em eleger quem ama o partido'

Adail sobre o futuro do PDT: 'Vamos nos preocupar em eleger quem ama o partido'

O vereador de Fortaleza projetou a saída de deputados federais e estaduais da sigla brizolista no Ceará e defendeu que apenas aqueles dispostos a brigar pelas bandeira pedetistas permaneçam na legenda trabalhista

O vereador de Fortaleza, Adail Júnior (PDT) projetou saídas de vários membros do PDT, incluindo parlamentares com mandato, e afirmou esperar que o partido fique com o tamanho que lhe cabe, cercado daqueles que se identificam com a sigla brizolista e amam o partido.

"Espero que o PDT fique do nosso tamanho. Acredito que só fica o André (Figueiredo) mesmo (entre os federais). Deputados estaduais na minha visão, pediram até pra eu não falar, mas não fica nenhum. E vereador não está podendo sair", afirmou ao O POVO na última sexta-feira, 1°, na volta das atividades legislativas da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O vereador, que é vice-presidente da CMFor, reforçou que não sairá do partido em hipótese alguma e projetou o futuro partidário: "Eu não saio do PDT. Mas o nosso do PDT vai ficar do nosso tamanho, das pessoas que amam o PDT e que querem ficar no PDT para brigar pelo PDT".

Adail comemorou que a presidência da comissão provisória do partido em Fortaleza esteja a cargo do ex-vereador e atual secretário-executivo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Iraguassú Filho, que busca aproximação com o PT.

"Temos o nosso presidente Iraguassú Filho, não tem um nome, na minha concepção, mais indicado do que ele, pelo amor que tem ao partido e pela dedicação ao partido. E a gente esperar que essa dedicação gere efeito no PDT (...) nós vamos nos preocupar em eleger as pessoas que amam e querem o bem do PDT".

Saídas

Dos cinco deputados federais eleitos em 2022 pela agremiação, devem sair Eduardo Bismarck, com destino ao Podemos; Robério Monteiro, Idilvan Alencar e Mauro Filho devem ir para o PSB, restando apenas André Figueiredo, presidente estadual do PDT.

Já em âmbito da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), dos quatro deputados estaduais restantes, 11 entre titulares e suplentes já migraram para o PSB no início do ano, todos vislumbram seu futuro longe do bloco brizolista. Antônio Henrique e Lucinildo Frota devem ir para o PL, já Cláudio Pinho e Queiroz Filho para o União Brasil.

As principais lideranças do Ceará também tem destino previso em outros partidos. O ex-prefeito Roberto Cláudio já anunciou sua desfiliação e irá para o União Brasil. Já o ex-presidenciável Ciro Gomes, ainda está no PDT, mas com indícios fortes de que poderá voltar ao PSDB.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar