Com Wesley Diógenes e Pedro Ivo, Ceará chega a 10 nomes na transição de Lula

Felipe Matias, do Desenvolvimento Agrário, e Arialdo Pinho, secretário do Turismo, também foram anunciados

O Ceará já conta com ao menos dez nomes na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante esta quarta-feira, 16, foram anunciados os nomes de Wesley Diógenes e Pedro Ivo, ambos ligados ao partido Rede Sustentabilidade, da ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva.

Os cearenses somam-se a Felipe Matias, do Desenvolvimento Agrário do Estado, e Arialdo Pinho, secretário do Turismo, que também foram anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição. O político realizou o anúncio na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, ao lado da dirigente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann (PT) e do ex-ministro Aloizio Mercadante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diógenes é engenheiro sanitarista e ambiental, além de porta-voz nacional da Rede. Ele fará parte do conselho político, composto pelos representantes das legendas que integram o base de apoio do futuro governo petista.

Pedro Ivo é ex-assessor do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ex-secretário do Meio Ambiente e Planejamento Urbano na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Em sua trajetória política, o ambientalista aproximou-se de Marina Silva, ex-titular do MMA e integrante do grupo de transição para a terceira gestão de Lula à frente do Poder Executivo.

O profissional vai desenvolver trabalhos na área ambiental. Ele é fundador da Associação Alternativa Terrazul.

Outros nomes anunciados

O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, também foi anunciado como integrante da equipe de transição do presidente eleito. Natural de Lima Duarte, em Minas Gerais, o secretário, de 68 anos, fixou-se no Ceará em 1958. Ele cursou Economia, Administração e Ciências Sociais.

Em 2006, foi convidado a ser coordenador da campanha do atual senador Cid Gomes (PDT) ao Governo do Estado naquele ano. O pedetista acabou vencendo Lúcio Alcântara ainda no primeiro turno.

Naquela época, após as eleições, Arialdo passou a integrar a equipe de transição e, posteriormente, a Secretaria da Casa Civil. Em 2010, voltou a coordenar a campanha de reeleição de Cid e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Arialdo assumiu a Secretária do Turismo na gestão do ex-governador Camilo Santana (PT).

Quem também foi anunciado foi o cientista chefe de Aquicultura e Pesca Artesanal da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), João Felipe Nogueira Matias. Ele vai integrar o grupo de questões relacionadas à Pesca.

Ele é graduado em Engenharia de Pesca e em Administração e MBA em Gestão Empresarial. Ele tem mestrado em Engenharia de Pesca, na linha de Aquicultura e Sustentabilidade, assim como mestrado em Administração e Controladoria, na linha de Estratégia e Sustentabilidade.

Felipe possui doutorado em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros e pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra na Universidade Federal Fluminense (UFF). Antes de integrar a SDA, o profissional foi secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura entre 2005 e 2012 e em 2015.

Veja os dez nomes do Ceará anunciados na equipe de transição de Lula:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 cearenses equipe transição lula equipe de transição lula governo lula luiz inácio lula da silva Wesley Diógenes Pedro Ivo Wesley Diógenes equipe transição Pedro Ivo equipe transição

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar