Tomada de território por facção motivou tentativa de chacina que deixou três mortos no Jangurussu

Tomada de território por facção motivou tentativa de chacina que deixou três mortos no Jangurussu

Ataque criminoso aconteceu no dia 9 de julho deste ano, no residencial José Euclides. Três pessoas foram capturadas suspeitas de agirem diretamente no crime que, além de matar três pessoas, lesionou uma criança de 4 anos de idade

Uma tentativa de chacina registrada no dia 9 de julho deste ano teria sido motivada pela tentativa de tomada de território de uma facção criminosa contra grupo rival no bairro Jangurussu, em Fortaleza. Na ação, três homens foram mortos e uma criança de 4 anos foi baleada no residencial José Euclides.

A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, 17, durante coletiva de imprensa da Polícia Civil do Ceará, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Capital. Ao todo, três homens foram capturados suspeitos de atirar contra as vítimas. A primeira captura aconteceu no dia posterior ao crime, onde um adolescente de 16 anos foi apreendido.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outros dois homens, ambos de 20 anos, foram presos, na quarta-feira passada, 16, por meio de mandado de prisão preventiva contra os suspeitos de cometer o triplo homicídio na região. A investigação aconteceu por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da 3ª Delegacia de Homicídio.

Os acusados de atuarem diretamente no crime foram presos em uma residência no bairro Jangurussu. A investigação apontou que a ação foi praticada pelo grupo criminoso Massa Carcerária com objetivo de tomar o território da facção rival Guardiões do Estado (GDE), que predomina na região do residencial, conforme O POVO mostrou anteriormente.

Leia Mais | Membro da GDE é morto com golpes de ‘cossoco’ dentro de presídio em Itaitinga

De acordo com o titular da 3ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Daniel Coelho, o objetivo da organização criminosa é que toda a região seja da mesma facção. Ele revela que o mandante do crime também foi identificado e que as diligências continuam para realizar a captura.

“Desde o dia do crime, a gente já tinha a autoria e o departamento permaneceu em diligências ininterruptas até realizar no dia seguinte a captura de um adolescente que teve participação direta no crime e depois nós continuamos até chegar nesses dois”, afirma.

Ainda segundo o delegado, o objetivo principal da facção era atingir naturalmente membros de outro grupo criminoso. Na ação criminosa, os suspeitos identificaram duas pessoas que, segundo eles, teriam participação em grupo criminoso rival. “Atingiram primeiro eles, depois eles vieram atingir outras duas pessoas, uma maior e lamentavelmente a criança”, detalha.

Leia Mais | Guerra entre facções: 4 pessoas são baleadas em 2 dias no Vicente Pinzón

Na ocasião, morreu um homem, de 25 anos, que possuía antecedentes por roubo a pessoa, receptação, lesão corporal dolosa, porte ilegal de arma de fogo, crime contra a administração pública e desacato. A outra vítima tinha 55 anos, e um outro homem, ainda não identificado formalmente, foram mortos por disparos de arma de fogo em uma via pública.

A criança lesionada por disparos de arma de fogo foi socorrida para uma unidade hospitalar. Ainda não há informações sobre o quadro de saúde da vítima. Entre os suspeitos presos, um responde por homicídio, tráfico de drogas e por integrar organização criminosa, e já foi preso sete vezes.

O outro suspeito responde por tráfico de drogas, homicídio, integrar organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo, chegando a ser preso quatro vezes. Os dois foram conduzidos para a unidade policial, onde os mandados foram cumpridos, e agora estão à disposição da Justiça.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar