Membro da GDE é morto com golpes de ‘cossoco’ dentro de presídio em Itaitinga
Vítima foi encontrada sem vida no passatempo da unidade na noite dessa quarta-feira, 9. Ele teria sido decretado dentro da própria facção criminosaUm preso membro da facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE) foi encontrado morto na noite desta quarta-feira, 9, dentro da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2), localizada no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A vítima foi assassinada no espaço conhecido como "passatempo", destinado às atividades de lazer dos internos durante o tempo livre. A ação criminosa foi realizada por membros da própria facção, que utilizaram uma arma artesanal conhecida como “cossoco”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia Mais | Skatista de 15 anos foi morto pelo "Tribunal do Crime" da GDE em Fortaleza
A informação foi confirmada ao O POVO, nesta quinta-feira, 10, pelo Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), e confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do do Ceará (SAP).
O homem foi encontrado com várias lesões aferidas pelo objeto perfurocortante, com golpes no olho e no peito, na região próxima ao coração. A vítima foi alvejada enquanto os suspeitos aguardavam atendimento dos seus advogados.
Em nota, a SAP informou que os profissionais de saúde da Unidade fizeram os procedimentos de primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ao chegar constatou o óbito.
No ano passado, seis detentos foram mortos dentro das unidades. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O POVO também questionou à SAP sobre quantas mortes foram registradas dentro das unidades prisionais no Estado neste ano. No entanto, a pasta não respondeu sobre o balanço.
Cinco presos fogem de unidade prisional nesta semana
Cinco presos fugiram da Unidade Prisional José Sobreira Amorim (UP-Sobreira Amorim), em Itaitinga, na noite do domingo, 13. Os internos fugiram utilizando uma corda dentro da guarita policial da unidade e teriam serrado a cela em que estavam.
Leia Mais | Guerra entre facções: 4 pessoas são baleadas em 2 dias no Vicente Pinzón
A SAP informou, em nota, que os agentes prisionais estão realizando diligências para a recaptura dos criminosos apontados como membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Até o fechamento desta matéria, nenhuma recaptura foi confirmada.
Os detentos foram identificados como Danier Rocha de Lima, conhecido como “Redenção/Dani”; Antônio Alex Sousa Castro, o “Alex”; Leonardo Cunha da Sival; Francisco Hicaro de Almeida da Costa e Natan Vaz dos Santos.