Guerra entre facções: 4 pessoas são baleadas em 2 dias no Vicente Pinzón
Um homem morreu. No caso mais recente, um homem foi baleado na manhã desta terça. Região tem atuação da Guardiões do Estado, mas é cobiçada por outros grupos
O bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, voltou a registrar nos últimos dias uma escalada no conflito entre facções criminosas. Somente nessa segunda-feira, 7, e terça-feira, 8, quatro pessoas foram baleadas no bairro, sendo que uma delas morreu.
Os crimes estão inseridos no contexto da disputa entre as facções criminosas que agem na região. Há anos, o Vicente Pinzón registra, majoritariamente, a atuação da facção Guardiões do Estado (GDE), mas, nos últimos tempos, a organização criminosa tem passado por disputas internas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além do confronto com a Massa Carcerária, a GDE também tem como rival na região o Comando Vermelho (CV), que age, por exemplo, em comunidades do bairro Praia do Futuro.
Nesta terça, um homem foi baleado pela manhã na comunidade do Castelo Encantado. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele foi socorrido a uma unidade hospitalar.
Na noite de segunda, um outro homem, de 29 anos, havia sido atingido por disparos de arma de fogo nas proximidades da Escola Professora Belarmina Campos. Em ambos os casos, não haviam sido registradas prisões até a publicação desta matéria.
Moradores também relataram ocorrências de tiroteios durante a madrugada. Vídeo que circula nas redes sociais mostra que a motocicleta de um morador chegou a ser atingida pelos tiros. A gravação também mostra marcas de bala em muros de residências.
Na tarde da segunda, 7, como O POVO já havia mostrado, um homem havia sido baleado na rua Brisa do Mar. E, pela manhã, um homem de 25 anos foi morto a tiros na rua Josias Paulo de Sousa. Também nesses casos não houve suspeitos presos em flagrante.
O POVO perguntou à SSPDS quais ações têm sido realizadas pelas Forças de Segurança do Estado diante dessa onda de violência no bairro. A pasta mencionou que a área conta com o patrulhamento de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da Força Tática (FT) e do Motopatrulhamento do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM).
“Além disso, a região conta com reforço de policiais em serviço extra, bem como com equipes do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque)”.
Outros homicídios recentes no Vicente Pinzón
Na semana passada, um outro homicídio já havia sido registrado no Vicente Pinzón. Na quarta-feira, 2, um homem identificado apenas como Luiz Fernando e pelo apelido de Lobim, foi executado a tiros. Esse crime segue sendo investigado, sem suspeitos presos até o momento.
Em junho, ocorreram, pelo menos, outros três assassinatos. Entre essas mortes está a do skatista Marco Felipe Mendes de Sousa, de 15 anos. Ele foi assassinado em 30 de junho na rua São Luiz por integrantes da GDE.
Conforme as investigações, Marco Felipe morava na comunidade da Lagoa do Coração e, por isso, foi abordado pelos criminosos. Após tomarem o celular da vítima, os faccionados passaram a analisar as mensagens existentes no aparelho.
Ao encontrar um conteúdo que eles relacionaram ao CV, eles faccionados decidiram por matar Marco Felipe. Quatro suspeitos de envolvimento no homicídio foram presos: Edinardo Nunes Cordeiro, José Augusto da Silva Sousa da Costa, Tiago Lima dos Prazeres e Luiz Augusto da Silva Sobrinho.