Crato agora tem política municipal de promoção da igualdade racial

Lei nº 3.913/2022, que institui ações afirmativas e de combate ao racismo na cidade foi sancionada em 30 de março; entre as determinações está Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A cidade de Crato, no Cariri, agora tem uma política municipal de promoção da igualdade racial. A lei nº 3.913/2022, que institui as ações afirmativas e de combate ao racismo no município foi sancionada em 30 de março.

O objetivo da lei é promover a garantia de direitos a populações racializadas, como pessoas pretas, pardas, indígenas e ciganos. Grupos marginalizados por questões que envolvem etnia e cultura, como quilombolas, comunidades tradicionais, povos de terreiro, refugiados e apátridas também são acolhidos pelo texto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A lei traz uma série de determinações ao poder público. Será criado o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Crato (Compir), e haverá uma conferência na cidade com a mesma temática. O assunto também se torna obrigatório em todas as formações da Escola de Gestão Pública do Crato.

Outra exigência é a criação de uma política de cotas raciais e sociais em âmbito municipal. Este trecho será regulamentado em uma lei própria, que ainda será elaborada. Também será criado um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Mais notícias do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

crato ceará cariri igualdade racial racismo política pública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar