Inmet emite alerta de chuvas intensas e forte ventania para 155 cidades do Ceará

Aviso meteorológico divulgado nesta quarta-feira, 6, aponta risco de fortes precipitações, rajadas de vento intensas e até descargas elétricas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas em 155 dos 184 municípios cearenses. O aviso meteorológico é classificado na cor amarela, que indica “perigo potencial” de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. As chances disso acontecer, no entanto, são ainda maiores em 36 cidades, que também receberam a classificação laranja, indicando grau de “perigo”. O comunicado foi publicado nesta quarta-feira, 6, e vale até às 10 horas desta quinta-feira, 7.

Para os municípios incluídos somente no alerta amarelo, existe possibilidade de chuvas de até 50 milímetros, ventos intensos (40 e 60 km por hora), interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e até queda de galhos de árvores. De acordo com o boletim, as áreas mais afetadas podem ser o Sul, Norte, Noroeste e os Sertões Central e dos Inhamuns, no Interior do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já para as cidades que, além do alerta amarelo, também receberam a classificação laranja, os acumulados de precipitações podem chegar a 100 milímetros. Há ainda possibilidades de rajadas de vento entre 60 e 100 km por hora, inundações, quedas de energia e até registro de descargas elétricas. Segundo o aviso, os municípios abrangidos nesta categoria estão localizados mais ao Norte e no Noroeste do Estado.

Enquanto o alerta meteorológico estiver em vigor, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores em caso de fortes chuvas acompanhadas de ventania, pois nesses locais o risco de queda de raios é consideravelmente maior. Outra orientação é não estacionar veículos automotores no entorno de torres de transmissão ou placas placas de propaganda (outdoor).

“Se possível, também desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Evite usar objetos que estejam conectados a tomadas”, acrescenta o órgão. As dicas valem tanto para as cidades classificadas no grau amarelo quanto as do nível vermelho (veja a lista no fim da matéria).

O Inmet ainda lembra que caso as chuvas resultem em algum dano estrutural, material ou físico, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, por meio do telefone 199. Outra opção é ligar para o Corpo de Bombeiros do Ceará, que atende pelo número 193. Ambas as ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer lugar do Estado. Os dois serviços funcionam em regime de plantão, 24 horas por dia.

Funceme também indica chuva

Na mesma linha do que foi previsto pelo Inmet, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também aponta possibilidade de chuvas no Estado nesta quinta-feira, 7. Mas ao contrário do órgão nacional, a Funceme não previu a intensidade das possíveis precipitações. As projeções indicam céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões, com chances de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, a possibilidade de chuvas é ainda maior.

Segundo a Funceme, a tendência é que o mesmo quadro previsto para amanhã, 7, predomine também na sexta-feira, 8. Ainda de acordo com o órgão, o cenário favorável para os eventos pluviométricos decorre da formação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do território cearense. Além disso, fatores locais, como temperatura, relevo e umidade, também podem atuar como variáveis indutoras das precipitações.

Entenda os graus de alerta emitidos pelo Inmet

Perigo Potencial (amarelo): Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo (laranja): Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo (vermelho): Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Municípios classificados no grau de alerta laranja

Acaraú

Alcântaras

Amontada

Barroquinha

Bela Cruz

Camocim

Cariré

Carnaubal

Chaval

Coreaú

Cruz

Forquilha

Frecheirinha

Graça

Granja

Groaíras

Ibiapina

Itarema

Jijoca de Jericoacoara

Marco

Martinópole

Massapê

Meruoca

Miraíma

Moraújo

Morrinhos

Mucambo

Pacujá

Santana do Acaraú

São Benedito

Senador Sá

Sobral

Tianguá

Ubajara

Uruoca

Viçosa do Ceará

 

Municípios classificados no grau de alerta amarelo 

Abaiara

Acarape

Acopiara

Aiuaba

Altaneira

Alto Santo

Amontada

Antonina do Norte

Apuiarés

Aquiraz

Aracati

Aracoiaba

Ararendá

Araripe

Aratuba

Arneiroz

Assaré

Aurora

Baixio

Banabuiú

Barbalha

Barreira

Barro

Baturité

Beberibe

Boa Viagem

Brejo Santo

Campos Sales

Canindé

Capistrano

Caridade

Cariré

Caririaçu

Cariús

Carnaubal

Cascavel

Catarina

Catunda

Caucaia

Cedro

Choró

Chorozinho

Crateús

Crato

Croatá

Deputado Irapuan Pinheiro

Ererê

Eusébio

Farias Brito

Forquilha

Fortaleza

Fortim

General Sampaio

Graça

Granjeiro

Groaíras

Guaiúba

Guaraciaba do Norte

Guaramiranga

Hidrolândia

Horizonte

Ibaretama

Ibicuitinga

Icapuí

Icó

Iguatu

Independência

Ipaporanga

Ipaumirim

Ipu

Ipueiras

Iracema

Irauçuba

Itaiçaba

Itaitinga

Itapajé

Itapipoca

Itapiúna

Itatira

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaribe

Jaguaruana

Juazeiro do Norte

Jucás

Lavras da Mangabeira

Limoeiro do Norte

Madalena

Maracanaú

Maranguape

Mauriti

Milagres

Milhã

Miraíma

Missão Velha

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Morada Nova

Mulungu

Nova Olinda

Novo Oriente

Ocara

Orós

Pacajus

Pacatuba

Pacoti

Pacujá

Palhano

Palmácia

Paracuru

Paraipaba

Parambu

Paramoti

Pedra Branca

Pentecoste

Pereiro

Pindoretama

Piquet Carneiro

Pires Ferreira

Poranga

Porteiras

Potengi

Potiretama

Quiterianópolis

Quixadá

Quixelô

Quixeramobim

Quixeré

Redenção

Reriutaba

Russas

Saboeiro

Salitre

Santana do Acaraú

Santana do Cariri

Santa Quitéria

São Benedito

São Gonçalo do Amarante

São João do Jaguaribe

São Luís do Curu

Senador Pompeu

Sobral

Solonópole

Tabuleiro do Norte

Tamboril

Tarrafas

Tauá

Tejuçuoca

Trairi

Tururu

Umari

Umirim

Uruburetama

Varjota

Várzea Alegre

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva forte ceara chuvas intensas ceara inmet alerta ceara chuvas cidades cearenses quadra chuvosa 2022 ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar