Aratuba já recebeu volume de chuvas 36% maior do que a média de março inteiro

Faltando 12 dias ainda para o fim do mês, 283 mm de chuvas já foram acumulados no município, conforme registros da Funceme

O município de Aratuba, que registrou três mortes causadas por deslizamentos de terra, já recebeu chuvas 36% acima da média histórica do mês de março. São esperados 208,1 milímetros na cidade do Maciço de Baturité neste período. Mas, faltando 12 dias ainda para o fim do mês, 283 mm já foram acumulados, conforme acompanhamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado no início da tarde deste domingo, 19. 

Nas últimas 24 horas, município recebeu uma média de 48,5 mm de precipitações. A sexta-feira, 17, foi o dia mais chuvoso deste ano no Ceará. Mais da metade dos municípios registrou acumulado de chuvas acima de 50 mm entre 7 horas de quinta-feira, 16, e 7 horas de sexta.

Além dos três mortos, velados na sexta, 45 pessoas ficaram desalojadas após o deslizamento. Conforme a Prefeitura, um mapeamento está sendo feito para identificar riscos de deslizamento ainda existentes. Objetivo é saber a extensão do risco e, onde houver comprometimento, executar serviços estruturais, como reforço de encosta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Secretaria de Obras e Infraestrutura do município está avaliando, juntamente com a equipe de Defesa Civil, o processo de homologação estadual e reconhecimento federal da situação de emergência do município, após a Prefeitura do Município decretar estado de emergência por 90 dias, nesta sexta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aratuba chuva aratuba deslizamento aratuba estado de emergência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar