Elmano diz que investimento público em 2026 será o maior da história
Durante reunião do secretariado, Elmano afirmou que o Ceará teve crescimento econômico acima da média nacional e investimento público recorde em 2025
19:02 | Dez. 20, 2025
Ao longo da reunião do secretariado estadual para apresentação do balanço de 2025 e planejamento das ações para 2026, o governador Elmano de Freitas afirmou que o Ceará encerrou o ano com crescimento econômico acima da média nacional e o maior volume de investimento público já registrado no Estado.
Conforme o governador, o Ceará alcançou saldo positivo superior a 160 mil empregos em 2025 e registrou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) quase o dobro da média brasileira. Elmano enfatizou que, proporcionalmente, o desempenho econômico do Estado superou o de unidades federativas como São Paulo, Santa Catarina e Bahia.
LEIA MAIS | Maracanaú lança mutirão para realizar 480 cirurgias até março de 2026
No encontro com os secretários, o governador informou que o investimento público estadual chegou a R$ 4,7 bilhões em 2025, considerado o maior da história do Ceará. Ele afirmou que os investimentos foram realizados com equilíbrio fiscal e que o Estado mantém classificação máxima na Capacidade de Pagamento (Capag), concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.
Entre as áreas destacadas no balanço, Elmano citou o avanço da interiorização da saúde. De acordo com ele, o Hospital de Acaraú passou a realizar procedimentos que antes não eram ofertados, o Hospital de Itapipoca entrou em funcionamento e o Hospital Universitário — o maior hospital público já construído no Estado — segue operando. Também estão em andamento as obras dos hospitais regionais de Crateús, Baturité e Iguatu.
Na educação, o governador ressaltou a ampliação do acesso de estudantes da rede pública estadual ao ensino superior, a entrega de tablets com conectividade para alunos e a previsão de expansão da política para os novos estudantes do ensino médio em 2026. Ele também mencionou a distribuição de fardamento escolar gratuito, que passou a incluir tênis.
Leia mais
Na área de infraestrutura e logística, Elmano destacou a primeira viagem comercial da Transnordestina, com a chegada de carga de milho ao município de Iguatu.
Segundo o dirigente, todas as frentes da obra estão em execução, com expectativa de geração de até 8 mil empregos diretos, e a ferrovia representa uma mudança estrutural na logística do Estado.
O governador também citou o fortalecimento do setor industrial, afirmando que o Ceará se consolidou como o maior polo calçadista do país e iniciou a produção de veículos elétricos no polo automotivo estadual. Consoante Elmano, há perspectiva de atração de novas marcas e de implantação de um grande data center no Ceará.
Na segurança hídrica, foram mencionadas obras estruturantes, como a duplicação do Eixão das Águas e a ampliação da capacidade de bombeamento da transposição do Rio São Francisco, após autorização do governo federal.
Nesse ínterim, Elmano abordou ainda a pauta da segurança pública e defendeu a aprovação de uma legislação nacional mais rigorosa de combate às facções criminosas. Para ele, o Estado segue fortalecendo as forças de segurança, em articulação com o Judiciário e o Ministério Público.
Ao projetar 2026, o governador afirmou que a expectativa é manter o crescimento econômico, dar continuidade às entregas nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura e ampliar os investimentos públicos e privados.
Ele sublinhou que o governo seguirá cumprindo a legislação eleitoral, mantendo o cronograma de obras e entregas previstas até o fim do mandato.
Com informações de Taynara Lima