Pressão e fase ruim: Sport e Fortaleza se enfrentam em jogo tenso na Série A

Pressão e fase ruim: Sport e Fortaleza se enfrentam em jogo tenso na Série A

Os Leões já se enfrentaram no início desse ano, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, com os cearenses saindo vitoriosos

Sob pressão, Fortaleza e Sport se enfrentaram neste sábado, 26, vivendo momentos semelhantes na temporada. No recorte dos últimos dez jogos dos Leões, ambos estão com 23% de aproveitamento.

Neste período, o Rubro-Negro pernambucano foi a equipe que mais venceu, com dois triunfos conquistados — ambos no Campeonato Pernambucano. No entanto, nos outros oito duelos, o Leão da Ilha foi derrotado em sete oportunidades.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar do número inferior de vitórias, o Tricolor iguala o aproveitamento entre as equipes devido seu maior número de empates. Nos últimos dez encontros, o Leão do Pici derrotou o Fluminense, em sua estreia na Série A, e empatou outros quatro jogos.

Treinadores sob pressão

Além das semelhanças no momento, o duelo deste sábado coloca frente a frente dois dos técnicos mais longevos desta Série A, mas que levantaram diversos questionamentos sobre seus trabalhos, principalmente, nos últimos meses.

Resultados negativos, montagem de elenco, desempenho apresentado são semelhanças de críticas que pressionam ambos os comandantes. Dentre eles, o que gera mais críticas entre os torcedores é, justamente, o que possui menos “tempo de casa”.

Marcado pela cobrança

Pepa chegou ao Sport em setembro do último ano, com a missão de garantir o acesso à Série A: e conseguiu. Com um impacto imediato, o treinador português, que assumiu o Leão da Ilha na 8ª colocação, venceu 9 de seus últimos 16 jogos na Série B — tendo perdido somente três —, o que garantiu o acesso do Rubro-Negro.

Contudo, por mais que o objetivo tenha sido alcançado, as derrotas para América-MG e Operário-MT, a cinco rodadas do fim daquela Segundona, levantaram debates sobre o acesso e a continuidade de Pepa na equipe pernambucana para esta temporada.

Apesar das ressalvas, as chegadas de Gonçalo Paciência, Sérgio Conceição, Christian Rivera, João Silva e outros inúmeros atletas que envolveram o técnico português nas negociações, animaram os torcedores rubro-negros.

Porém, a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o CEOV Operário-MT, que não possui divisão nacional neste ano, e o péssimo início no Brasileirão — com um ponto conquistado em cinco jogos — resultaram nos vários pedidos de demissão de Pepa por parte dos torcedores.

Trabalho confuso

Mantendo as semelhanças, o Fortaleza também terminou o ano em alta. Sob o comando de Vojvoda, o Tricolor conquistou a melhor pontuação de sua história na Série A. Com isso, a expectativa entre os torcedores era de que o desempenho se mantivesse para esta temporada.

Esta espera por uma mudança de prateleira do Leão do Pici no futebol nacional veio acompanhada das chegadas de nomes consagrados como do zagueiro David Luiz, titular de Copa do Mundo com a seleção brasileira, e do volante Pol Fernández, capitão do Boca Juniors.

O início de temporada foi empolgante. Com a chegada de novas peças e a permanência dos principais jogadores de 2024 — a exceção de Hércules — o Fortaleza se manteve competitivo e venceu seus seis primeiros jogos, incluindo uma goleada por 7 a 0.

No entanto, após a derrota para o Ceará, no primeiro clássico do ano, o time de Vojvoda começou a oscilar. Deste jogo até hoje, foram 17 jogos disputados pelo Leão, com, apenas, três vitórias conquistadas.

Durante estes duelos, o baixo desempenho dos novos contratados, derrotas para equipes de divisões inferiores, insistência em atletas rendendo abaixo do esperado e a falta de característica de jogo foram arranhando a confiança do torcedor no técnico argentino.

Apoio aos técnicos

Se o momento é de cobrança dos torcedores, nas diretorias dos clubes a palavra principal é de apoio. Nas últimas semanas, dirigentes de ambos os Leões falaram, abertamente, sobre a confiança em seus técnicos.

“Como já dito, confiamos no trabalho (de Pepa). Após o jogo contra o Palmeiras, falamos que reconhecíamos o bom futebol do time, mas o campeonato é feito de pontos. Temos essa ciência e estamos todos em busca disso”, disse Guilherme Falcão, vice-presidente de futebol do Sport, em entrevista ao ge na última semana.

“O Vojvoda é um grande treinador, nós temos resultados excelentes com ele e o nosso desejo é de permanência, continuidade, que ele possa estar mais tempo”, disse Marcelo Paz, em entrevista coletiva no último mês. Contudo, apesar da distância da fala, nos bastidores este segue sendo o desejo do clube.

Campanhas no Brasileirão

A leve diferença no momento ocorre no comparativo das campanhas na Série A do Brasileirão — competição em que se enfrentarão neste sábado. Pelo certame nacional, os cearenses possuem um aproveitamento melhor, tendo em vista a vitória sobre o Fluminense, na estreia da competição.

Atualmente, o Fortaleza ocupa a 14ª posição na tabela do Brasileirão, com cinco pontos conquistados nas cinco primeiras rodadas — resultando num aproveitamento de 33%.

Já o Sport é a única equipe da Série A que ainda não venceu nesta edição do torneio.

Até o momento, os pernambucanos empataram uma partida, na estreia da Série A, contra o São Paulo, e foram derrotados nos quatro jogos posteriores, o que lhes posicionou na lanterna da competição, com um aproveitamento de 0,3%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar