Fortaleza visita Boca na "mística" Bombonera e tenta classificação antecipada na Sula

A bola rola às 21 horas desta quarta-feira, 15, em Buenos Aires, na Argentina. Será a primeira vez que um time cearense enfrenta o Xeneize na Bombonera

Os torcedores do Fortaleza viverão nesta quarta-feira, 15, mais uma daquelas noites históricas pela Copa Sul-Americana. Às 21 horas, o Tricolor do Pici entrará no místico — e temido — campo da La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, para duelar contra o Boca Juniors, em partida que pode garantir classificação antecipada do Leão às oitavas de final.

Será a primeira vez que uma equipe cearense enfrentará o Xeneize na Bombonera. No primeiro encontro das equipes na Sul-Americana desta temporada, o embate aconteceu na Arena Castelão e o Fortaleza protagonizou uma atuação de gala: 4 a 2 sobre os argentinos. Vale ressaltar que o Boca não sofria quatro gols em competições da Conmebol há 19 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cenário da partida desta quarta, entretanto, tem um peso diferente para a situação da tabela. O Boca, que no primeiro encontro com o Leão optou por utilizar uma equipe praticamente toda reserva, desta vez irá com força total — incluindo a presença do astro uruguaio Cavani entre os titulares. Eliminado da Copa da Liga Argentina, o Xeneize passou a priorizar a Sula e vê o jogo diante do Fortaleza como uma decisão.

Não é para menos, já que o confronto vale a liderança da chave. Na configuração atual, o Tricolor do Pici é o primeiro colocado, com nove pontos, dois a mais que o Boca Juniors. Isso significa que, em caso de vitória, o Leão cearense garante antecipadamente a ida às oitavas de final do certame — evitando assim o playoff contra os terceiros da Libertadores.

Um empate também é considerado ótimo resultado para o Fortaleza, tendo em vista que a equipe seguiria na liderança e dependendo apenas de si na última rodada para mantê-la. Uma eventual derrota, entretanto, muda tudo. Nesta hipótese, o Xeneize assume a ponta do grupo e chega para o jogo final dependendo de uma vitória simples contra o Potosí-BOL na La Bombonera para avançar como primeiro.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Diante da magnitude do jogo, a missão do Fortaleza não será fácil. Contra clubes brasileiros, o Boca costuma fazer jogo duro na La Bombonera e, desde 2021, sofreu apenas cinco derrotas: Paysandu, em 2003, Internacional, em 2008, Fluminense, em 2012, Palmeiras, em 2018, e Internacional, em 2020.

Vojvoda, treinador do Fortaleza, conhece bem o que é enfrentar o Boca Juniors em Buenos Aires. O argentino, inclusive, já venceu uma partida na La Bombonera em 2018, quando treinava o Defensa y Justicia. Nas demais vezes que foi ao estádio, perdeu duas partidas, uma pelo Newell's Old Boys em 2016 (4x1) e outra pelo Talleres em 2018 (1x0), além de um empate comandando o Huracán em 2019 (0x0).

Entre os torcedores tricolores, a mobilização é grande para acompanhar o momento inédito. A expectativa é que a área destinada aos visitantes seja toda ocupada pelos adeptos cearenses. "É a realização de um sonho para quem acompanhou os anos de Série C. Ainda estou meio anestesiado de pensar que o Fortaleza vai jogar na Bombonera. É uma sensação que eu nunca tive”, disse Max Odenir ao Esportes O POVO.

Para a partida, Vojvoda não contará com Calebe e Sasha, lesionados, e nem com Kayzer, suspenso, Breno Lopes e Felipe Jonathan, que só podem jogar a partir da próxima fase. Diego Martínez, técnico do Boca, não terá o meio-campista Juan Ramírez e o atacante Ezequiel Bullaud.

Boca Juniors x Fortaleza

Boca Juniors
4-4-2: Sergio Romero; Advíncula, Lema, Figal e Lautaro Blanco; Medina, Pol Fernández, Ezequiel Fernández e Zenón (Saralegui); Merentiel e Cavani. Téc: Diego Martínez

Fortaleza
3-5-2: João Ricardo; Brítez, Kuscevic e Titi (Cardona);Yago Pikachu, Zé Welison, Hércules, Pochettino e Bruno Pacheco; Lucero e Machuca. Téc: Vojvoda

Local: La Bombonera, em Buenos Aires-ARG
Data: 15/5/2024
Horário: 21 horas
Árbitro: Jesús Valenzuela-VEN
Assistentes: Jorge Urrego-VEN e Tulio Moreno-VEN
VAR: Juan Soto-VEN
Transmissão: ESPN 4, Star+, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar