Ceará visita o Vitória com a missão de vencer para seguir colado no G4 da Série B
A bola rola às 18 horas deste domingo, 13, no Barradão, em Salvador (BA). Em caso de triunfo e uma combinação de resultados, o Vovô pode diminuir sua distância para os quatro primeiros na tabela
Em confronto direto pelo G4, o Ceará visita o Vitória neste domingo, 13, às 18 horas, no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda sem vencer como visitante sob o comando de Guto Ferreira, o Vovô entrará em campo com a difícil missão de encerrar esse jejum para tentar se manter próximo da zona de acesso — o Alvinegro pode ficar a cinco pontos de distância do quarto colocado.
Nono na tabela de classificação, o Ceará chega com a confiança elevada após a importante vitória sobre o ABC no último domingo. Aliado ao triunfo cearense, as boas combinações de resultados paralelos fizeram com que o Vovô finalizasse a rodada com cinco pontos de diferença para o G4. Porém, com a vitória do Criciúma neste sábado, 12, a distância voltou para oito pontos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Vitória, apesar da derrota para o Londrina fora de casa, segue firme no G4. O time baiano, atual vice-líder com 41 pontos, tem protagonizado uma campanha sólida atuando como mandante na competição. O Rubro-Negro, entre todos os times da Segundona, figura com o segundo melhor desempenho dentro de seus domínios, com oito vitórias e duas derrotas em 10 jogos, o que representa 80% de aproveitamento.
“Eu acho que a cada jogo nós temos que procurar diminuir essa pontuação. A competição não está definida ainda e a gente sabe que a cada jogo que passa no segundo turno é realmente uma final. Começamos esse segundo turno largando um pouco atrás. A cada jogo precisamos diminuir essa pontuação. Não vai ser rápido, sabemos disso, os times do G4 estão fazendo a parte deles. É jogo a jogo”, disse Jean Carlos em entrevista pré-jogo.
Nesta temporada, os rivais nordestinos já se enfrentaram em duas ocasiões e em ambas o Vitória levou a melhor. O primeiro embate aconteceu na fase de grupos da Copa do Nordeste, enquanto o segundo ocorreu na Série B. Apesar disso, o retrospecto recente aponta um domínio alvinegro no confronto, já que entre 2018 e 2021 o Vovô acumulou sete partidas invictas diante do Leão baiano.
+ CBF divulga áudios do VAR durante análise de gol anulado de Bissoli contra o Guarani
Para a partida, Guto Ferreira terá um reforço entre os relacionados: Chrystian Barletta. Segunda contratação mais cara da história do clube, o atacante está à disposição do treinador para estrear e deve ser utilizado no domingo. Além dele, há também o retorno do zagueiro e capitão Luiz Otávio, que cumpriu suspensão na rodada passada.
O meio-campista Chay, entretanto, desfalca a equipe cearense. O jogador, que vinha sendo titular absoluto, está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos. Para o setor, Guto tem as opções de Jean Carlos — favorito a assumir a vaga — e Guilherme Castilho.
Pelo lado do Vitória, Léo Condé conta com algumas dúvidas, todas por questões clínicas. O atacantes Osvaldo, ex-Ceará e Fortaleza, assim como o volante Rodrigo Andrade, estão em processo final de recuperação de uma lesão na coxa. A situação dos laterais Railan e Felipe Vieira é mais complicada no departamento médico e os dois devem ser desfalques certos.
Vitória x Ceará
Vitória
4-3-3: Lucas Arcanjo; Yan Souto, Camutanga, Wagner Leonardo e Zeca; Gegê, Dudu e Matheusinho; Wellington Nem, Léo Gamalho e Iury Castilho. Téc: Léo Condé
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Caíque, Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor; Zé Ricardo, Breno e Jean Carlos; Saulo Mineiro, Bissoli e Erick (Barletta). Téc: Guto Ferreira
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: domingo, 13
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ) - Fifa
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Gustavo Mota Correia (RJ)
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO, Facebook O POVO, Premiere e Band