Ceará e ABC se enfrentam pressionados por contextos diferentes na Série B
O Vovô, sem vencer há três jogos, precisa do triunfo para tentar se aproximar do G-4 do torneio. O time potiguar, por outro lado, é o lanterna e tenta manter viva a chance de permanência
É sob clima de pressão que o Ceará entra em campo neste domingo, 6, para encarar o ABC, a partir das 18 horas, na Arena Castelão, em duelo válido pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há três partidas no certame, o Vovô vive um cenário complicado, potencializado por protestos da torcida e distância do G-4. Nenhum outro resultado além do triunfo, portanto, importa.
Após o empate sem gols contra o Guarani, em Campinas, a delegação do Vovô desembarcou com protestos da torcida no aeroporto. O treinador Guto Ferreira foi um dos principais alvos e chegou a conversar, por cerca de um minuto, com o presidente de uma torcida organizada. Em nota oficial, o Ceará repudiou o que classificou como “ato de violência” e prestou solidariedade ao comandante.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No panorama do momento, o Ceará precisa, para seguir sonhando com o acesso, somar mais 34 pontos nos 17 jogos restantes, segundo levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesta hipótese, o Vovô tem que, no mínimo, vencer 11 confrontos e ainda conquistar um empate, o que representa aproveitamento de 66%. Vale ressaltar que em 21 jogos disputados até então, o Alvinegro conquistou apenas oito triunfos.
Se a situação do Ceará em busca do G-4 é complicada, a do ABC contra o rebaixamento é alarmante. Lanterna, com apenas 13 pontos, o clube potiguar tem o pior ataque do torneio, com 13 gols, ao lado da Ponte Preta-SP, e a terceira pior defesa, com 29 tentos sofridos. Das últimas 25 partidas que realizou, o Elefante da Frasqueira venceu duas.
Em relação ao retrospecto geral, a vantagem é do Ceará. Em 48 embates contra o ABC, o Vovô acumula 24 vitórias, 16 empates e oito derrotas. O último revés diante do rival potiguar aconteceu em 2014, pela Segundona. Na ocasião, a equipe cearense foi derrotada por 1 a 0, fora de casa. Desde então ocorreram sete jogos, com cinco triunfos alvinegros e dois empates.
Para o duelo, Guto Ferreira terá a ausência do zagueiro Luiz Otávio, expulso contra o Guarani. Por outro lado, o treinador conta com o retorno do lateral-direito Warley, que retorna de suspensão, e tem à disposição o atacante Saulo Mineiro, regularizado no BID.
Ceará x ABC
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Warley, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Paulo Victor; Willian Maranhão, Zé Ricardo e Jean Carlos; Janderson (Saulo Mineiro), Bissoli e Erick. Téc: Guto Ferreira
ABC
4-3-3: Michael; Alex Silva, Genílson, Fabrício e Romário; Jean Martin, Nathan e Matheus Anjos; Fábio Lima, Paulo Sérgio e Evandro. Téc: Allan Aal
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 6/8/2023
Horário: 18 horas
Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer/PR e Rafael Trombeta/PR
VAR: José Cláudio Rocha Filho-VAR/Fifa/SP
Transmissão: Band, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO