Escolas podem reabrir educação infantil até 5 anos e 1º e 2º anos do fundamental

Nas séries autorizadas, escolas particulares poderão ter 35% da capacidade total; escolas públicas continuam fechadas

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o fim do lockdown no Ceará e o início da reabertura, a partir de segunda-feira, 12 de abril (12/04), das atividades que estavam com restrições no Estado. Entre elas, as escolas privadas poderão expandir as atividades presenciais para as turmas de 4 a 5 anos do ensino infantil, assim como para os 1º e 2º anos do ensino fundamental. Elas só podem funcionar com 35% da capacidade total. Escolas públicas continuam fechadas.

O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 10 de abril (10/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado dele estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. A partir de segunda, haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã e, durante sábado e domingo, o esquema será de lockdown - ou seja, apenas atividades essenciais poderão funcionar. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A abertura dos comércios será gradual e terá horários diferenciados, no intuito de reduzir a pressão no transporte público das cidades. Dessa forma, alguns comércios abrirão das 10h às 16h, enquanto outros funcionarão das 12h às 18h, como é o caso de restaurantes. Atividades que forem liberadas poderão funcionar com 25% das atividades. As igrejas poderão abrir com 10% da capacidade.

Mais detalhes serão divulgados pelo novo decreto estadual até o fim deste sábado, 10.

Histórico 

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março. Houve nova prorrogação até 4 de abril, dia em que o governador anunciou que a reabertura poderia começar nesta segunda-feira, 12 de abril.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

escolas ensino educação ensino fundamental ensino infantil lockdown Fortaleza lockdown Ceará coronavírus covid-19 ceará governador camilo santana prefeito sarto decreto camilo santana lockdown decreto fortaleza decreto ceara o que abre REABERTURA CEARA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar