PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Flexibilização do lockdown no Ceará: restaurantes poderão abrir a partir de meio-dia

Estabelecimentos poderão funcionar com 25% da capacidade na semana. Aos fins de semana, o esquema é de lockdown

12:58 | 10/04/2021
Restaurantes poderão funcionar com 25% da capacidade máxima. Mais detalhes serão divulgados no novo decreto estadual, até o final deste sábado, 10. (Foto: BARBARA MOIRA)
Restaurantes poderão funcionar com 25% da capacidade máxima. Mais detalhes serão divulgados no novo decreto estadual, até o final deste sábado, 10. (Foto: BARBARA MOIRA)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o fim do lockdown no Ceará e o início da reabertura, a partir de segunda-feira, 12 de abril (12/04), das atividades econômicas que estavam com restrições no Estado. Dessa forma, os restaurantes poderão abrir das 12 às 18 horas durante a semana, com 25% da capacidade. Já nos sábado e domingos, o esquema é de lockdown. 

O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 10 de abril (10/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado dele estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. Haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã e, nos finais de semana, apenas atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo.

A abertura dos comércios será gradual e terá horários diferenciados, no intuito de reduzir a pressão no transporte público das cidades. Assim, alguns comércios abrirão das 10 às 16 horas, enquanto outros funcionarão das 12 às 18 horas, como é o caso de restaurantes. Atividades que forem liberadas poderão funcionar com 25% das atividades. 

Atividades religiosas, como de igrejas, poderão ter até 10% da capacidade em atividades presenciais.

O governador afirmou que há tendência de redução do número de casos e também de diminuição da procura por atendimento, embora situação ainda seja muito grave. Cabeto disse que houve aumento de mortes nas semanas anteriores, mas que vem gradualmente diminuindo, indicando, na avaliação dele, tendência de estabilidade.

Mais detalhes serão divulgados no novo decreto estadual, até o final deste sábado, 10.

Histórico 

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março. Houve nova prorrogação até 4 de abril, dia em que o governador anunciou que a reabertura poderia começar nesta segunda-feira, 12 de abril.