Ceará todo entra em lockdown geral e simultâneo pela primeira vez

Na "primeira onda" da pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020, a medida foi estabelecida, como forma de prevenção da circulação do coronavírus, em diversas cidades cearenses, mas não todas ao mesmo tempo

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quinta-feira, 11, isolamento social rígido, o chamado lockdown, em todo o Ceará até o dia 21 de março. Esta é a primeira vez em que o lockdown é decretado simultaneamente em todos os municípios do Estado. Na “primeira onda” da pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020, a medida foi estabelecida, como forma de prevenção da circulação do coronavírus, em diversas cidades cearenses, mas não todas ao mesmo tempo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o começo de março deste ano, alguns municípios já haviam adotado a medida, como Caucaia, que anunciou a adesão no começo da noite desta quinta-feira. Em transmissão ao vivo hoje, o secretário da Saúde, Dr. Roberto Cabeto, explicou o porquê do lockdown ser uma ferramenta fundamental no enfrentamento da Covid-19: ao auxiliar na diminuição da circulação viral do vírus, o isolamento social rígido evita a formação de novas mutações e o esgotamento do sistema público de saúde.

Os primeiros casos de coronavírus no Ceará foram confirmados em 15 de março de 2020. O isolamento em Fortaleza começou em 19 de março de 2020. Em 8 de maio, veio o primeiro lockdown em Fortaleza, que foi a segunda capital brasileira a instaurar o lockdown, que continuou ativo por 24 dias, encerrando-se em 1º de junho, com o início do plano de retomada econômica do Estado. Pouco depois, em 22 de junho, a restrição chegou a Juazeiro do Norte, enquanto Sobral prorrogou seu lockdown então em vigor.

Para que o lockdown mais recente não afete o funcionamento social, o governo estadual consolidou diversas medidas de auxílio nos últimos dias, como a isenção da conta de água para 379 mil famílias por 2 meses. 1.248 cestas básicas foram entregues para estudantes da rede estadual de educação, e estão previstas mais 2.105. Camilo confirmou, durante a transmissão de hoje, que novas formas de auxiliar a população cearense serão anunciadas em breve.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown geral ceará isolamento social rígido ceará lockdown geral simultâneo ceará medidas enfrentamento covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar