Flexibilização do lockdown no Ceará: igrejas poderão abrir com 10% da capacidade

Início da reabertura será a partir de segunda-feira, 12

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o fim do lockdown no Ceará e o início da reabertura, a partir de segunda-feira, 12 de abril (12/04), das atividades que estavam com restrições no Estado. As atividades religiosas terão liberação. Igrejas e outros locais de devoção poderão ter atividade presencial com até 10% da capacidade.

O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 10 de abril (10/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado dele estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As atividades religiosas chegaram a ser liberadas no decreto anterior, por força de decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu governadores de restringirem totalmente as atividades religiosas. Assim, algumas igrejas em Fortaleza retomaram os cultos presenciais. A decisão, porém, foi derrubada pelo plenário na última quinta-feira, 8.

Haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã e, nos finais de semana, haverá lockdown - ou seja, apenas atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo. A abertura dos comércios será gradual. Algumas atividades seguirão completamente restritas.

Assim, alguns comércios abrirão das 10 às 16 horas, enquanto outros funcionarão das 12 às 18 horas, como é o caso de restaurantes. Atividades que forem liberadas poderão funcionar com 25% das atividades.

 

Histórico 

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown Fortaleza lockdown Ceará coronavírus covid-19 ceará governador camilo santana prefeito sarto decreto camilo santana lockdown decreto fortaleza decreto ceara o que abre REABERTURA CEARA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar