Com novo decreto, lockdown em Fortaleza já vai durar mesmo tempo do ano passado

As medidas restritivas, chamadas de isolamento social rígido pelo poder público, tem objetivo de frear a disseminação dos casos. Decisão segue em vigor em todo o Ceará até o próximo dia 28

Com o anúncio da prorrogação do decreto de lockdown em todos os municípios cearenses na noite desta sexta-feira, Fortaleza atingirá o mesmo período em que a Cidade ficou em isolamento social rígido durante a primeira onda, no ano passado: 24 dias. Desta vez, a medida mais rígida para conter a circulação da Covid-19 começou no dia 5 de março e irá, pelo menos, até o próximo dia 28.

Em 2020, o primeiro lockdown aconteceu na Capital entre os dias 8 de maio e 1° de junho, quando foi iniciado o plano de retomada econômica do Estado. A intenção de ambas as medidas é conter a circulação de pessoas e evitar o colapso da rede assistencial, que continua em acelerada expansão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | "Dia 1º de junho (de 2020) não vai mudar muita coisa", diz RC sobre início da retomada da economia

O ineditismo desta segunda onda, no entanto, é o vigor do lockdown em todos os 184 municípios cearenses. Com a prorrogação anunciada hoje, o Ceará completará 16 dias com a medida. Em live, o governador Camilo Santana considerou que já é possível observar uma “tendência de diminuição” dos indicadores da pandemia após a adoção de medidas rígidas.

Outro fato novo durante essa segunda onda é a corrida para obter vacinas. Se em maio de 2020, as perspectivas para obter um imunizante contra a doença pareciam bem distantes, agora o poder público se mobiliza para comprar as doses. Na live desta sexta-feira, Camilo confirmou a assinatura do contrato para aquisição direta de 5,87 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.

Ele ponderou ainda que a maior dificuldade deste ano é que a crise na saúde atinge de forma grave todo o território. Na primeira onda, as regiões com quadro mais crítico se alternavam em cada intervalo de tempo. Nesta sexta-feira, todos os municípios cearenses enfrentam nível de alerta “altíssimo” ou “alto”, de acordo com classificação da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown fortaleza lockdown ceará quando acaba lockdown quanto dura lockdown medidas rígidas covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar