Velório de Preta Gil ocorre nesta sexta; veja despedida de fãs, amigos e família da cantora
Cerimônia aberta ao público acontece hoje, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Confira os detalhes
O velório da cantora Preta Gil foi aberto ao público às 9h30min desta sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia acontecerá até às 13 horas; após, o corpo será encaminhado em cortejo até o cemitério, onde amigos e familiares terão uma despedida restrita antes do processo de cremação.
Preta morreu no domingo, 20 de julho, em Nova York, após enfrentar uma batalha de dois anos contra um câncer de intestino.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Amigos e personalidades prestaram homenagem à artista nas redes sociais, relembrando histórias e momentos vividos com a cantora. O Rio de Janeiro decretou luto de três dias pela morte de Preta, que nasceu na capital do estado.
Amigos e parentes chegaram ao velório vestidos de branco, incluindo o filho de Preta, Francisco. Entre os presentes estão Tiago Abravanel com seu marido, Fernando Pli, Taís Araújo e Danilo Faro, irmão do apresentador Rodrigo Faro.
São esperados no velório nomes como Gilberto Gil e Sandra Gadelha, pais da cantora, além da madrasta Flora Gil, de quem Preta era muito próxima.
O ator Otávio Muller, pai do único filho de Preta, também deve comparecer à cerimônia, assim como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Carolina Dieckmann, Gominho e outros famosos.
Velório de Preta Gil: despedida à cantora
Uma das coroas de flores foi enviada pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja, com os dizeres: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz”.
Do lado de fora, fãs chegaram à frente do Theatro Municipal às 6 horas, como foi o caso da cabeleireira Norma Maria Bessa Pacheco, que levou um cartaz em homenagem à cantora, chamando-a de guerreira e disse ser fã de toda a família.
A doméstica Teresa Marques dos Santos também foi outra fã que madrugou na espera pelo velório. “Ela era uma pessoa que dava alegria. Os pais precisam do calor das pessoas nesse momento. É o que podemos fazer. Deixa um grande legado, pais maravilhosos, filho e uma neta”, disse em entrevista ao g1 Rio de Janeiro.
Após a despedida no Theatro, um cortejo irá ao Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, onde o corpo será cremado. Esse momento será reservado apenas para amigos e familiares.
Para chegar até o local, o corpo irá passar pelo circuito dos megablocos no Centro, que ganhou o nome da artista em homenagem póstuma. Lá, a cantora apresentava o “Bloco da Preta” durante os festejos de Carnaval.
A família Gil também confirmou que não haverá trio elétrico ou apresentações musicais no velório de Preta. A informação esclarece rumores após uma entrevista antiga da artista em que ela comentava com bom humor o desejo de se despedir em clima de festa com direito a trio elétrico.