MAC Dragão e UFC inscrevem para curso em curadoria nesta quarta-feira, 15

Serão ofertadas 30 vagas para a formação, que é gratuita e online; seleção levará em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará, entre os meses de outubro e dezembro, o curso “De-curadoria”. A formação propõe a decolonização de projetos curatoriais no circuito das artes contemporâneas. Serão ofertadas 30 vagas, com direito a certificação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 15 a 22 de setembro de 2021, no site do Dragão do Mar ou por meio de formulário disponível neste link.

Realizado em cinco módulos e ministrado por Naine Terena, Dodi Leal, Daniel Lima, Amanda Carneiro e Clarissa Diniz, o curso é voltado para pesquisadores e estudantes em Artes. A seleção dos candidatos levará ainda em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor “uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais”, segundo o equipamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cada módulo terá um total de 10 horas/aula, com encontros virtuais no período noturno, que acontecem de segunda a sexta com duração duas horas diárias. As aulas serão ministradas em semanas específicas ao longo dos próximos três meses. Serão abordadas questões sobre curadorias, projetos/pesquisas e suas relações com as práticas e percursos artísticos apresentados, bem como pensado o diálogo entre curadores, pesquisadores e artistas.

O curso tem coordenação geral da gestora do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Cecília Bedê, e da curadora do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Jacqueline Medeiros. “O termo ‘DE-CURADORIA’ expressa, no contexto do curso, o sentido da ação de decolonizar métodos e proposições de exposições de arte contemporânea. Marca o debate teórico decolonial e problematiza projetos realizados dentro das questões conceituais e curatoriais das artes, tomando para si algumas experiências e acontecimentos”, afirma Bedê.

Confira programação completa do curso "De-curadoria":

Módulos:
1. Matriz Colonial do Poder, Arte e Imaginação Fabular
Professora Dra. Dodi Leal
Período: 04 a 08 de outubro
Horário: 19h às 21h
Artista convidada: Isadora Ravena

2. Presença e afirmação das artes e falas dos povos originários do Brasil
Professora Naine Terena
Período: 25 a 29 de outubro
Horário: 19h às 21h
Artista convidado: Denilson Baniwa

3. “Agora somos todxs negrxs?”
Professor Daniel Lima
Período: 16 a 20 de novembro
Horário: 19h às 21h
Artistas convidados: a confirmar

4. Museus e decolonialidade
Professora Amanda Carneiro
Período: 13 a 17 de dezembro
Horário: 19h às 21h
Artista convidado: Paulo Nazareth

5. Curadoria – alguns problemas e desafios
Professora Clarissa Diniz
Período: 6 a 10 de dezembro
Horário: 20h às 22h
Artista convidado: Acervo da Laje – Vilma Santos e José Eduardo Ferreira

Serviço

Inscrições: De 15 a 22 de setembro de 2021, no site do Dragão do Mar e neste link
Resultado de seleção: 1º de outubro de 2021 no site do Dragão do Mar
Aulas: 4 a 8 de outubro / 25 a 29 de outubro / 16 a 20 de novembro / 6 a 10 de dezembro / 13 a 17 de dezembro de 2021 em plataforma fechada para inscritos selecionados

Acessível em Libras mediante solicitação de inscritos.

Mais notícias de Cultura e Arte

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MAC Dragão do Mar Curso em curadoria Curso de Artes Inscrições gratuitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar