Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Rafa Martins, do Selvagens à Procura de Lei, lança single em trabalho solo

"Sincero", terceiro single do álbum de estreia do cantor e guitarrista Rafa Martins, já está disponível nas plataformas digitais de música
18:53 | Set. 13, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quando os shows da banda de rock Selvagens à Procura de Lei pararam por causa da pandemia do coronavírus, o vocalista e guitarrista Rafa Martins entrou em um processo de autoconhecimento. Desse período de reflexão, surgiu o single “Sincero”, que está disponível nas plataformas digitais e integrará “Paisagens”, seu álbum de estreia solo.

“Deixei pra lá/ o que esperam de mim/ Não vou olhar pro que passou/ como o mistério/ de um açude que secou”, entoa na letra. Com uma melodia que mistura o folk e soft rock, reflete sobre pensamentos que teve: “Eu pude ver que à minha volta/ o que me faz bem e importa/ era o contrário/ eu só estava tão cansado/ De ver o sol nascer do lado errado/ no meu retrovisor quebrado/ Eu tive a chance, mas não disse nada”.

“Quando digo ‘eu pude ver que à minha volta, o que me faz bem e importa era o contrário. Eu só estava tão cansado de ver o sol nascer do lado errado’, estou falando das novas percepções que tive durante essa pausa. Tenho muito orgulho dessa música porque acho que ela retrata bem esse momento solo, de se afirmar e principalmente dar a cara a tapa”, disse em texto divulgado para a imprensa.

Além dessa canção, já lançou “Barco no seu mar”, com participação de Marina Brasil, e “Passarinho Louco”, que mescla referências de Simon and Garfunkel e George Harrison. As duas primeiras obras contam com videoclipe.

“Sincero” é o terceiro single que introduz o disco “Paisagens”, previsto para o dia 22 de outubro. Conteúdo, gravado entre Fortaleza e São Paulo, terá 11 faixas autorais. Nove dessas músicas foram elaboradas durante a pandemia.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Marvel: série "Gavião Arqueiro" ganha primeiro trailer

No Disney Plus
18:00 | Set. 13, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Marvel divulgou o primeiro trailer de “Gavião Arqueiro” nesta segunda-feira, 13 de setembro. O vídeo mostra os personagens Clint Barton (Jeremy Renner) e Kate Bishop (Hailee Steinfeld) em clima de Natal. As festividades são interrompidas quando um novo justiceiro mascarado retorna para aterrorizar a população.

A série acompanhará o protagonista, membro dos Vingadores, depois de anos lidando com as responsabilidades de seu alter-ego, Gavião Arqueiro. Ele busca passar seu posto para uma nova heroína. A escolhida é Kate Bishop.

A obra audiovisual está marcada para lançar no dia 24 de novembro, no streaming Disney+. Como já é tradição na plataforma da Disney, haverá lançamentos semanais. Mas ainda não há informações sobre quantos episódios serão.

No elenco, estão Jeremy Renner, Hailee Steinfeld, Florence Pugh, Vera Farmiga, Fra Fee, Tony Dalton, Zahn McClarnon, Brian d'Arcy James e outros atores. Série tem produção de Jonathan Igla (“Mad Men”).

“Gavião Arqueiro” é a quarta produção da Marvel Studios com lançamento exclusivo no Disney+. Outras produções são “WandaVision”, “Falcão e o Soldado Invernal” e “Loki”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Don’t Worry Darling": veja teaser e data de estreia de filme com Harry Styles

Supense psicológico
17:02 | Set. 13, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O cantor Harry Styles retorna aos cinemas após alguns anos distante da atuação. Ele, que participou de “Dunkirk” (2017), será um dos protagonistas do filme “Don’t Worry Darling”. Em teaser divulgado pela diretora Olivia Wilde nesta segunda-feira, 13, é possível assistir a uma curta aparição do artista.

O vídeo de poucos segundos ainda revela trechos de outros atores, como Florence Pugh (“Midsommar”) e Chris Pine (“Star Trek”). Além disso, o longa-metragem ganhou data de estreia, que está marcada para o dia 23 de setembro de 2022.

“Don’t Worry Darling” é uma obra de suspense psicológico. Durante a década de 1950, uma dona de casa vive aparentemente feliz com seu marido em uma comunidade utópica. Mas ela descobre que o homem esconde segredos perturbadores em sua empresa.

O enredo oficial, porém, ainda não foi divulgado. No elenco, estarão: Olivia Wilde, Florence Pugh, Chris Pine, Harry Styles, Douglas Smith, Gemma Chan e outros.

Em entrevista para o portal estadunidense “Entertainment Tonight” no fim do ano passado, o ator Chris Pine deu alguns detalhes sobre a produção. “A estética do filme é linda. A história é tão atraente e tão divertida, tão sombria e tão distorcida. As filmagens foram maravilhosas. Olivia é muito clara sobre o que ela quer”, disse.

Ele também falou sobre contracenar com o cantor de “Watermelon Sugar” e “Golden”. “Ele é um deleite. É uma das pessoas mais profissionais que já conheci. Não poderia ser mais gentil, mais gracioso, quero dizer, realmente fiquei impressionado com esse garoto. Ele é muito legal”, afirmou.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"My Universe": Coldplay anuncia single em parceria com BTS

BTS e Coldplay
15:40 | Set. 13, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Coldplay anunciou um single em parceria com o grupo de k-pop BTS. A canção, denominada “My Universe”, estará disponível nas plataformas de streaming na próxima sexta-feira, 24 de setembro.

A edição limitada do CD esgotou em menos de dez minutos no site da banda de rock britânica. O disco contará com duas faixas, com a música original e sua versão instrumental.

Chris Martin, vocalista do grupo do Reino Unido, foi à Coreia do Sul para gravar a obra. Em entrevista para o “The Kelly Clarkson Show”, comentou: “nós não acreditamos em quaisquer barreiras ou separação. Então ‘My Universe’ é sobre ser dito a alguma pessoa que ela não pode amar uma certa pessoa, ou não pode estar com essa raça, ou que não pode ser gay - o que quer que seja”.

“Nós pensamos que seria bom cantar com o BTS, porque talvez não devêssemos estar juntos. Acabou sendo uma das coisas mais divertidas de todas. Fui para a Coreia para estar com eles. Foi incrível”, disse.

Chris Martin e BTS já tinham conversado em um conteúdo especial para o YouTube. O cantor britânico entrevistou o grupo de k-pop sobre seu impacto na música e sua influência durante a pandemia.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Companhia lança curso que une atuação teatral com terapias

Curso
12:46 | Set. 13, 2021
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Biodança, reiki, constelação familiar e massoterapia: essas são algumas das práticas que estarão disponíveis a partir de outubro nas aulas do curso “Teatro Terapia”. Iniciativa da Teatro Acontece - Escola Terapêutica de Teatro, o curso está com inscrições abertas e busca trazer bem-estar e saúde mental aos seus participantes a partir da união entre a arte da atuação e terapias integrativas. As vagas são limitadas.

Com duração de seis meses e ofertado presencialmente, o curso é endereçado ao público geral, desde que os interessados tenham mais de 15 anos. As atividades serão iniciadas em outubro, com divisão em duas turmas. Não é necessário ter formação na área; O requisito é “estar em busca do autoconhecimento”, como afirma Almeida Jr, diretor da companhia Teatro Acontece.

O curso será aplicado em um novo momento para a companhia: antes “Teatro Acontece - Escola Livre de Teatro”, o espaço se tornou recentemente “Teatro Acontece - Escola Terapêutica de Teatro”. A mudança, segundo o diretor Almeida Jr, acompanhou o processo de “reviravolta” causado pela pandemia, que, em sua visão, trouxe à tona “a necessidade das pessoas voltarem a olhar para si” e de desenvolverem o autocuidado.

Para Almeida Jr, a pandemia atingiu negativamente a todos, e várias pessoas passaram a ter depressão, “medo social” e “falta de perspectiva de vida futura”. Nesse sentido, surge o Teatro Terapia para ajudá-las a “se encontrarem”. “Nós já conseguimos transformar muitas vidas só por meio do teatro aqui na escola. Imagina, então, juntar essa força do teatro com a força das terapias integrativas, como isso reverberaria na vida dessas pessoas?”, comenta o diretor.

Ele acrescenta: “O intuito maior do curso é auxiliar os participantes a se encontrarem enquanto seres humanos, a se descobrirem e a olharem mais para si do que para fora”. Especialista em constelação familiar, mestre reiki e também com experiência como facilitador de biodança, Almeida Jr será auxiliado também por outros profissionais para trabalhar as terapias integrativas. O “leque de opções” do curso reforçará a “ajuda nas curas mentais, corporais e espirituais” de seus participantes.

Com o retorno gradual às atividades presenciais, Almeida Jr comenta sobre “a necessidade urgente de sentir a energia das pessoas de perto”. Em sua visão, o curso é ideal àqueles que sentem que precisam melhorar enquanto seres humanos e àqueles “que sentem dores dentro de si que não conseguem curar”. Os processos vividos no Teatro Terapia também servirão para a pesquisa de mestrado do diretor, que deseja “levar essas experiências para a academia”.

Práticas Integrativas e Complementares

O Teatro Terapia inclui em seu percurso Práticas Integrativas e Complementares (Pics) disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Essas ações funcionam como tratamentos que usam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Com isso, busca-se prevenir diversas doenças, entre elas a depressão. Vale ressaltar que as Pics não substituem o tratamento tradicional. Elas agem, portanto, como um complemento.

Entre as Pics disponíveis no curso estão biodança, constelação familiar e reiki. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a biodança promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, buscando, assim, restabelecer “o equilíbrio afetivo e a renovação orgânica”.

Na constelação familiar, busca-se reconhecer a origem dos problemas trazidos pelo participante, assim como o que “está encoberto nas relações familiares” para encontrar “a ordem, o pertencimento e o equilíbrio”. O reiki é uma prática terapêutica que usa a “imposição das mãos para canalização da energia vital” com o objetivo de promover o equilíbrio energético. Além das ações citadas acima, haverá, no curso, as modalidades de massoterapia, thetahealing, uso de ervas medicinais e outros.


Curso Teatro Terapia

Quando: Curso promovido a partir de outubro; Duração de seis meses
Inscrições: linktr.ee/ciateatralacontece
Onde: Teatro Acontece - Escola Terapêutica de Teatro (Rua João Tomé, 640 - Monte Castelo)
Mais info: @ciateatralacontece no Instagram

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fotógrafo do O POVO participa de Festival Internacional de Fotografia Teatral

FOTOGRAFIA
10:57 | Set. 13, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fábio Lima, repórter fotográfico do O POVO, foi selecionado para o Festival Internacional de Fotografia Teatral Interlude. O evento tem como objetivo a pesquisa e visualização da ação teatral em palcos de teatros de todo o mundo. Fábio foi selecionado com a foto da peça "Os Sertões", de Zé Celso Martinez, em  Quixeramobim.

A exposição reúne fotografias de espetáculos de rua e palcos acadêmicos, teatros de fantoches, teatros para crianças e estúdios experimentais. Os visitantes poderão conferir expressões artísticas de 14 países: Ucrânia, México, EUA, Finlândia, Polônia, Irã, Escócia, Filipinas, Brasil, República Tcheca, Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.

"Quem viu a trupe de Sertões invadir em folia a praça de Quixeramobim e lá realizar um casório e depois sumir na Ponte metálica sobre o rio, não imaginava o quão mais intenso seriam os próximos dias naquela pacata cidade para quem se aventurasse a adentrar a estrutura metálica de andaimes coberto por lona de vários andares erguida em um descampado na terra natal de Conselheiro. Ali, há quinze anos, acontecia a encenação da história fatídica de Canudos. Foram 4 noites de 5 h de espetáculo. O ar de mistério rodeava o lugar. Pessoas da cidade se aglomeravam nas tábuas feitas de madeira enfileirando uma arquibancada que margeavam o longo palco em dois lados e que atravessava a estrutura e se misturava com todo ambiente, inclusive quem estava ali assistindo de pertinho vez ou outra era convidado a participar da peça. Foram dias intensos de emoções arrancadas da pele", relembra Fábio o contexto por trás da foto.

O festival ainda inclui encontros de arte, oficinas de fotografia, excursões e outros eventos. A galeria estará disponível no site do "Interlude" até o dia 17 de setembro.

Confira a lista dos participantes:

Sylwia Penc - Cracóvia, Polônia

Vida Mousavian - Teerã, Irã

Marcin Maziej - Wroclaw, Polônia

Mary Crnkovich - Pilas, Zagreb, Croácia

Holger Mohaupt - North Berwick, Escócia

Ana Batrievi - Belgrad, Sérvia

Jovan Vidakovich - Trebinje, Bósnia e Herzegovina

Juan Cevallos - Praga, República Tcheca

Sorcha Augustine - Sarasota, FL, Estados Unidos

Morteza Ashrafi - Teerã, Irã

Fabio Lima -  Fortaleza, Brasil

Valery Leshchynsky - Kiev, Ucrânia

Ivan Kankin - Zhytomyr, Ucrânia

Tetyana Danilova - Lviv, Ucrânia

Sashko Balabai - Lviv, Ucrânia

Darina Balabai - Lviv, Ucrânia

Sergiy Selezniov - Dnipro, Ucrânia

Oleksandr Maiorov - Kropyvnytskij, Ucrânia

Oleksiy Potyanok e Yana Psiurska - Rivne, Ucrânia

Yuriy Kostyuk - Lviv, Ucrânia

Alfredo Gonzalez - México

Yuriy Yusupov - Lviv, Ucrânia

Olli Berg - Finlândia

Ivan Petrov - São Petersburgo, Rússia

Kevin Icabales - Manila, Pilippines

Sobre Fábio Lima

Nascido em São Paulo no ano de 1971, Fábio iniciou sua carreira no fotojornalismo em 1994. Veio para Fortaleza em 1997, onde começou a trabalhar para o Jornal O POVO. Ao longo da carreira, cobriu eventos como o Festival de Cannes de filmes publicitários, as Olimpíadas de Sidney e, em 2014, a Copa do Mundo Fifa de futebol. Em 2020, venceu em primeiro lugar o Prêmio MPCE de Jornalismo na categoria de Fotojornalismo. No mesmo ano, também ficou em primeiro lugar no Prêmio Gandhi de Comunicação, também na categoria de Fotojornalismo.

Festival Internacional de Fotografia Teatral "Interlude"

Quando: até o dia 17 de setembro

Onde: balabaiart.com/Interlude

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags