X (ex-Twitter) cumprirá decisões do STF, diz agência

Segundo Reuters, advogados do X avisaram ao STF que acatarão decisões do tribunal; dono da empresa, Elon Musk, havia prometido desafiar ordens judiciais

18:46 | Abr. 16, 2024

Perfil de Elon Musk no X, antigo Twitter (foto: Reprodução/ Getty Images)

A rede social X, anteriormente conhecida por Twitter, cumprirá as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é da agência de notícias Reuters.

Segundo o veículo, advogados da empresa avisaram ao STF que atenderão às ordens judiciais emitidas pelo tribunal. As solicitações incluem o bloqueio do acesso, no Brasil, a alguns perfis, a remoção de publicações, e a entrega de dados pessoais de responsáveis por determinadas contas.

A notícia se segue a um embate entre o dono do X, Elon Musk, e o Judiciário brasileiro. Musk considerou os bloqueios de contas e a remoção de postagens um ataque à liberdade de expressão, e prometeu repetidamente aos seus seguidores que não cumpriria as decisões do STF.

Desde a manifestação inicial de Musk, em 8 de abril, o bilionário já publicou diversas vezes sobre o tema. Ele chegou a dizer que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável pelas decisões judiciais, tem o presidente Lula (PT) "na coleira", e chamou o magistrado de "ditador".

Nos dias seguintes, Musk interagiu com parlamentares bolsonaristas, como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Girão (Novo-CE) — que havia agradecido ao magnata pelas promessas de descumprir ordens judiciais — e afirmou que a indicação ao STF, por Lula, do atual ministro Cristiano Zanin, foi um "grande conflito de interesse".

Apesar das declarações de Elon Musk, pressionada pela possibilidade de ser retirada do ar no Brasil, a rede social vai atender às determinações da Justiça. De acordo com a Reuters, o X informou ao STF, à Polícia Federal (PF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (STJ) que as ordens judiciais das cortes serão "totalmente cumpridas" pela empresa.

Mais notícias de Tecnologia