Neuralink: homem com chip cerebral joga Mario Kart 'com a mente'

O primeiro paciente humano a receber um implante cerebral foi capaz de jogar Mario Kart apenas com "o poder da mente". Veja como foi possível

A Neuralink, startup do empresário Elon Musk, compartilhou na sexta-feira, 22, um vídeo que mostra seu primeiro paciente humano a receber um implante cerebral jogando Mario Kart apenas com “o poder da mente”.

Noland Arbaugh, 29 anos, ficou paralisado dos ombros para baixo devido a um acidente aquático há oito anos e apareceu no vídeo controlando o cursor na tela do computador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neuralink: paciente jogou Mario Kart com o pai

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e o jovem é visto jogando Mario Kart, jogo de corrida da Nintendo, ao lado do pai. O conteúdo foi apresentado durante uma longa conversa com Noland e Bliss Chapman.

Bliss Chapman é líder de software da interface cerebral da companhia e um dos responsáveis pelo implante. Durante a entrevista, foi exibido breves trechos do jovem se divertindo durante a partida.

“É basicamente como usar a força (poder utilizado por alguns personagens de Star Wars). Consigo movê-lo apenas olhando para algum lugar na tela que ele se move para onde quero”, comparou o homem.

Neuralink: paciente consegue jogar outros jogos com a mente

Além de Mario Kart, Arbaugh participou de uma transmissão ao vivo no X, empresa também de Elon Musk, jogando Xadrez em um computador há alguns dias.

O paciente até revelou ter passado em torno de oito horas seguidas jogando Civilization 6, um jogo eletrônico de estratégia, após o implante.

LEIA TAMBÉM | Principais fatos sobre a Neuralink, a aposta ciborgue de Musk

Neuralink: primeiro implante cerebral foi um sucesso

A empresa de neurotecnologia instalou o implante cerebral em um humano pela primeira vez em janeiro e, até o momento, a experiência foi sucesso.

Noland Arbaugh disse anteriormente que recebeu alta do hospital um dia após o dispositivo ter sido implantado em seu cérebro e que não teve nenhum comprometimento cognitivo.

Ele também contou que começou pensando em mover o cursor e o sistema de implante obedeceu seu comando. A tecnologia da Neuralink funciona com um dispositivo do tamanho de cinco moedas empilhadas colocado no cérebro por meio de uma cirurgia.

A startup, cofundada por Musk em 2016, pretende construir canais de comunicação direta entre o cérebro e os computadores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

neuralink elon musk implante cerebral Noland Arbaugh

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar