Evandro confirma que Márcio Martins, do União Brasil, assume Regional 2 após sair da Regional 10
Secretaria abrange a região mais rica de Fortaleza, com bairros como Aldeota, Meireles, Varjota, Papicu, Dionísio Torres, De Lourdes, e Joaquim Távora. Secretário tem ligação política com Capitão Wagner
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), confirmou que o vereador Márcio Martins (União Brasil) irá assumir a secretaria Regional 2. O parlamentar comandava a Regional 10. A exoneração da pasta foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 31. A informação foi antecipada pelo O POVO.
Em discurso no reinício dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 1º, Evandro, ao saudar Martins, afirmou: "Irá assumir hoje a Regional 2. Sucesso".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Márcio Martins diz que troca foi por seu desempenho na Regional 10
Márcio afirmou que, nos seis primeiros meses de 2025, obteve resultados expressivos à frente da Regional 10 da Prefeitura de Fortaleza, como quase 78% na Operação Tapa-Buracos e debelar pontos de lixo, fazendo com que a indicação para a Regional 2 seja técnica e não por acordos partidários.
"Não é escolha partidária, o prefeito fez uma escolha técnica pelo perfil que o Márcio Martins desenvolveu. Sou filiado ao União Brasil, mas a escolha se deu exatamente por uma decisão técnica e segundo ele mesmo pelos números da Regional 10 era bons números e que ele queria aplicar na Regional 2", disse ao O POVO.
O vereador licenciado disse que Evandro pediu uma administração equilibrada entre a área mais rica e as que necessitam de mais atenção.
"Ele pediu equilíbrio. Na Regional 2 mora o bilionário de Fortaleza, pessoas muito ricas, mas a gente não pode esquecer que tem o Vicente Pinzón, o Mucuripe, tem bairros que são extremamente carentes. O prefeito me pediu para não focar só na área mais nobre", afirmou.
Troca nas Regionais
A Regional 2 era comandada por George Lima (Solidariedade), candidato a prefeito de Fortaleza no ano passado. Ele ficou célebre ao dizer ao candidato André Fernandes (PL), em debate do O POVO, a frase: "Chupa aqui pra ver se sai leite". A exoneração de Lima também foi publicada no Diário Oficial de quinta.
Martins é filiado ao União Brasil, partido formalmente de oposição e liderado pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, de quem o vereador é antigo aliado.
A Regional 10, que Martins deixa, abrange os bairros Maraponga, Vila Manoel Sátiro, Mondubim, Canindezinho, Aracapé, Jardim Cearense, Parque Santa Rosa, Presidente Vargas, Conjunto Esperança, Parque São José e Novo Mondubim.
A Regional 2, da qual sai George Lima, inclui Aldeota, Meireles, Varjota, Papicu, Dionísio Torres, De Lourdes, Mucuripe, Joaquim Távora, São João do Tauape, Vicente Pinzon e Cais do Porto. É a pasta que Martins deve assumir. Abrange os bairros mais ricos de Fortaleza.
A entrada do vereador na Prefeitura contemplou a ala do União Brasil que é próxima às administrações do PT. Com o afastamento do vereador da Câmara Municipal, assumiu o mandato o suplente René Pessoa (União Brasil), neto do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), que tem boas relações com Evandro, com o governador Elmano de Freitas (PT) e com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Outra exoneração publicada no mesmo Diário Oficial foi a de Odilon Aguiar (PSD), ex-prefeito de Tauá e ex-deputado estadual, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). George Lima irá para a Citinova.
Este ano, Lima deixou o comando estadual do Solidariedade e deu lugar ao ex-deputado federal Vaidon Oliveira.
Odilon Aguiar é primo do ex-deputado estadual, ex-vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho (PSD). Ele assumirá cargo federal na Codevasf.
Trocas de secretários
Desde o início da gestão, Evandro já fez outras alterações nas Regionais. Em abril, o prefeito remanejou o deputado estadual Osmar Baquit (PSB) para a Secretaria da Gestão Regional. Assumiu a Regional 4 Washington Araruna.
Em maio, a vereadora Kátia Rodrigues (PDT) assumiu a Regional 7 no lugar do também pedetista Francisco Ibiapina. Assim, abriu vaga para o suplente de vereador Raimundo Filho (PDT). Ibiapina foi nomeado coordenador executivo da Secretaria de Governo (Segov) da gestão Evandro.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente