Vereadores começam a se movimentar para definir quem será o próximo presidente da Câmara
Com a vitória de Evandro Leitão (PT) para prefeito, membros de partidos aliados são citados ou se posicionam para ocupar o posto
Passadas as eleições municipais que terminou com Evandro Leitão (PT) eleito prefeito de Fortaleza, discussões sobre o futuro da Câmara Municipal já movimenta o Legislativo municipal que vai realizar eleição da Mesa Diretora da Casa. Um dos focos é a presidência, hoje ocupada por Gardel Rolim (PDT).
Nos bastidores e corredores do Parlamento fortalezense, alguns nomes são citados pelos vereadores. O atual presidente, decidiu por apoiar André Fernandes (PL) no segundo turno, e via como viável ser reeleito em caso de vitória do bolsonarista, mas com a eleição de Evandro é pouco provável.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante o segundo turno, vereadores da Câmara sinalizaram um movimento para eleger um presidente que não seria nem um nome apontado por Evandro nem André, mas alguém de consenso entre os parlamentares na intenção de garantir "independência" do parlamento quando ao prefeito.
Leia mais
Com a vitória de Evandro a configuração e estratégia mudou. Embora pareça cedo, Ronaldo Martins (Republicanos) já se colocou à disposição como pré-candidato à presidência da Câmara. Já nos bastidores, o movimento ainda não é visto como muito viável. Adail Jr (PDT), embora ventilado, também é visto como um nome distante.
O posto tende a vir de algum dos principais partidos aliados do PT. O PSB tem o vereador Léo Couto, próximo do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e também de Evandro. O parlamentar destacou que irá se pronunciar em outro momento, mas já é citado por seus pares.
Leia mais
Apesar da força do PSB a nível do Ceará, o PSD ganhou protagonismo em Fortaleza com uma bancada mais robusta, elegendo quatro vereadores, o dobro do PSB, e também ocupa a vice de Evandro com a deputada Gabriella Aguiar.
Por essa expressão, são citados como possíveis nomes para a presidência, Bruno Mesquita e Eudes Bringel. Bruno, atualmente ocupa o posto de 1° secretário da Mesa Diretora. Eudes, é próximo de Evandro e visto como mais aceitável pelos demais vereadores. Por hora, ele é visto com força apesar de movimentação tímida e alguém a ser considerado.
Leia mais
-
Presidente do PDT nega expulsão de Ciro e garante permanência da sigla no Governo Lula
-
Alece: eleição é tema, enquanto escolha para TCE e eleição da presidência agitam bastidores
-
Evandro conseguiu virada no 2º turno contra André Fernandes em 43 bairros
-
Eleito vereador, Apollo Vicz assume como deputado estadual; confira mudanças na Assembleia